O Federal Reserve dos EUA se reunirá para definir as taxas de juros amanhã 21 de setembro, espera-se uma alta de 75bps de acordo com os futuros de taxas de juros. Agora, as percepções mudaram e os mercados todos em queda nas ultimas semanas veem uma pequena possibilidade de um aumento de 50bps nas taxas. No entanto, 75bps continua sendo o resultado mais provavel para amanhã.
Os Investidores temem que um incremento de 75 pontos-base, que seria a maior desde 1994, impacte negativamente nas ações, mercado de criptomoedas, e comprometa a recuperação no pós-pandemia. O mercado de criptomoedas devem ter uma volatilidade extra essa semana e a próxima, isso porque o Federal Reserve deve anunciar outro grande aumento da taxa amanhã, enquanto continua seu esforço para esmagar a inflação. O Fed elevou as taxas de juros em 0,75% em sua última reunião em julho, o quarto aumento consecutivo desde o início do ano.
O que os investidores de criptos podem esperar?
Se for como as últimas reuniões do Fed, os investidores em criptomoedas podem estar em outra montanha-russa esta semana e provavelmente a próxima. Os gráficos históricos de preços mostram como o bitcoin caiu pelo menos 15% ou mais após as reuniões do Fed. Embora a queda após a reunião de julho tenha sido menos severa, há um padrão de queda do bitcoin e do mercado de criptomoedas sempre após um aumentos nas taxas do Fed.
De modo geral, a ata deve mostrar que o Comitê discutiu as opções de alta de 0,50 ponto e de 0,75 e 1,00 ponto percentual para setembro. Com tudo, Powell praticamente já deixou evidente que será 0,75 pontos percentual ou mais, dado todo o pessimismo dos mercados com a perspectiva de uma recessão da economia mundial.
Que horas sai a decisão do Fed?
O anúncio da taxa real de juros pelo FED é esperado às (14:00 EDT, 18:00 UTC, 15:00 BRT) de quarta-feira, 21 de setembro. Esta é uma reunião onde, além de uma coletiva de imprensa, o Fed compartilhará as projeções econômicas dos formuladores de políticas chamadas de “Resumo das Projeções Econômicas”. Como parte de um pacote de previsões econômicas, isso fornecerá algumas informações sobre o nível da taxa de juros para o final de 2022 e além, bem como onde o Fed vê a tendência da inflação.
Dito isso, O Fed deve continuar a aumentar as taxas além da reunião de amanhã 21 de setembro para garantir que a inflação esteja sob controle.