Os formuladores de políticas do Fed estão se inclinando contra o aumento de ponto total, apesar do aumento da inflação em junho.
Autoridades do Federal Reserve sinalizaram que provavelmente aumentarão as taxas de juros em 0,75 ponto percentual no final deste mês, pela segunda reunião consecutiva, como parte de um esforço agressivo para combater a inflação alta.
Os formuladores de políticas do FED deixaram a porta aberta para um aumento maior de pontos percentuais na reunião de 26 a 27 de julho. Mas alguns deles com um discuro mais moderado jogam água fria na ideia de aumento maior em entrevistas recentes antes do período de silêncio pré-reunião, que começou no sábado.
Mais quedas nos mercados se as políticas do Fed forem mais agressivas
Na ultima reunião Bitcoin (BTC) e ether (ETH), as duas principais moedas por capitalização de mercado, perderam quase 5% e 7% de seu preço, respectivamente. Dito isso, o mercado cripto despencou 5%, voltando à faixa de US$ 2 trilhões.
Ações também caíram: o grande índice de tecnologia Nasdaq foi o mais impactado, registrando uma queda de 2%. Tudo isso aconteceu antes de o Fed divulgar as atas da reunião de março do Comitê Federal do Mercado Aberto (ou FOMC, na sigla em inglês), em que aumentou as taxas de juros pela primeira vez.
As taxas de juros estão subindo em 2022
A grande questão agora é quão alto o FED pode subir os juros? O mercado parece ter precificado como certo o aumento dos juros em mais 0,75, se o FED mater esse nivel é posivel que tenhamos uma recuperção graduativa. Entretanto se as autoridades do Federal Reserve aumentarem mais do que o esperado podemos ver mais queda em todo mercado global.
Agora, embora vários especialistas do setor prevejam que o mercado de criptomoedas continuará em baixa, eles têm uma postura mais otimista quanto à trajetória de medio a longo prazo dos ativos digitais, e muitos acreditam que ha muitos projetos a preços de barganha.