O Federal Reserve Bank de Nova York concluiu um teste de uma moeda digital do banco central, com objetivo de realizar transações transfronteiriças, trocando um dólar digital americano por moedas estrangeiras experimentais em blockchains separados.
De acordo com o newyorkfed, “Em uma simulação de transação spot FX de atacado, o Project Cedar desenvolveu um protótipo de moeda digital de banco central de atacado para testar se a tecnologia blockchain pode entregar pagamentos rápidos e seguros. O núcleo do conceito de solução do Project Cedar era a infraestrutura de livro-razão distribuído — uma construção de vários livros-razão em que cada moeda era mantida em um livro-razão separado, operado por seu respectivo banco central simulado.”
O protótipo da Fase I incluiu opções de design, como uma rede blockchain com permissão, utilizando um modelo de dados Unspent Transaction Output (UTXO) e Rust como a linguagem de programação principal.
O experimento conhecido como Projeto Cedar, parece estar com seu teste concluido, embora o presidente do Federal Reserve Jerome Powell e outros membros do conselho do banco central dos EUA tenham deixado claro que a criação de um dólar digital não é uma conclusão precipitada.
O piloto superou a média de compensação e liquidação de transações de dois dias para menos de 15 segundos e concluiu a transação em um nível “atômico”, eliminando o risco de que negociações internacionais complicadas pudessem ser concluídas apenas parcialmente.
Apesar do resultado positivo do experimento, o jornal divulgando esse resultado do Fed de Nova York deixou claro que o experimento não era uma conclusão definitiva. Ainda assim, o grupo por trás do projeto divulgou o potencial de uma moeda digital do banco central americano (CBDC) para melhorar os pagamentos internacionais em larga escala.