O Bitcoin e S&P 500 Futuros sobem após o Federal Reserve elevar agora quarta-feira as taxas de juros de curto prazo em 0,50%, como parte de um esforço para conter a inflação que pesam sobre os americanos.
Bitcoin (BTC) chegou a romper US$ 39.000 após o anúncio, o Ethereum também voltou a subir seguindo ações globais, o dólar caía e os títulos flutuavam.
O banco central sugeriu que aumentará ainda mais os custos de empréstimos ao longo deste ano, enquanto tenta desfazer suas políticas de dinheiro fácil da era da pandemia. O Comitê Federal de Mercado Aberto, que define as políticas, também detalhou planos para desfazer seu balanço de quase US$ 9 trilhões.
Essa decisão de aumentar as taxas para 0,50% marcou o aumento mais forte desde maio de 2000. No entanto isso veio como o esperado pelo mercado, e pode ser considerado uma notícia razoável.
O Fed agora tem como meta taxas de juros em uma faixa entre 0,75% e 1,00%, com alguns funcionários do Fed defendendo o aumento da meta para mais perto de 2,5% até o final do ano.
Além disso, o banco central decidiu começar a reduzir suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências em 1º de junho.
O analista do Credit Suisse, Zoltan Pozsar, disse que o BTC pode subir devido à guerra na Ucrânia, estima que os preços mais altos do petróleo são prováveis e que o governo “precisará de muito dinheiro” para lidar com esses problemas. desafios. Como resultado disso, “o Fed fará [afrouxamento quantitativo, QE] novamente no verão de 2023”, concluiu o analista.
A próxima reunião do Fed acontecerá nos dias 14 e 15 de junho.