Um grupo de analistas do Federal Reserve Bank de Nova York apontou na última segunda-feira (07) que as stablecoins são “improváveis” de se tornar o futuro dos pagamentos, mesmo com seu rápido aumento nos últimos anos.
Em uma publicação no site do Fed, o grupo apontou que, embora as stablecoins tenham sido projetadas para ser uma forma melhor de dinheiro que outras criptomoedas, como o bitcoin, elas podem ser consideradas como uma “faca de dois gumes”. Stablecoins são criptomoedas cujos valores estão atrelados a commodities específicas, como ouro ou moedas tradicionais, como o dólar americano e o euro.
Os analistas do Fed, disseram que as stablecoins que são 100% apoiadas em ativos “perfeitamente seguros” podem comprometer a liquidez em outras áreas bancárias, enquanto as stablecoins que não estão ligadas à nenhuma moeda e amarram sua liquidez e se assemelham às notas privadas de eras passadas, resultando em um produto “arriscado e menos fungível.
Esses tipos de dinheiros privados estavam sujeitos a vários problemas, principalmente porque os emissores e os ativos que os sustentavam eram de qualidade incerta e divergente”, apontou o Fed na publicação.
O Fed de NY, porém, está defendendo depósitos tokenizados em vez de circulação de stablecoin. “Os depositantes bancários poderiam converter seus depósitos fora de ativos digitais, os depósitos tokenizados, que podem circular em uma plataforma de [tecnologia de contabilidade distribuída]. Os depósitos tokenizados representariam uma reivindicação sobre o banco comercial do depositante, da mesma forma que um depósito regular”, disseram os analistas.
A ideia dos analistas do Fed não é uma surpresa, no entanto, já que, pelo histórico de sua instituição em adotar uma abordagem linha dura para a regulamentação de criptomoedas, juntamente com o recente crescimento de stablecoins, de US$ 5,7 bilhões em dezembro de 2019 para US$ 155,6 bilhões em janeiro de 2022.
Em 2021, as agências federais dos EUA pediram ao Congresso americano que permitisem que regulassem os emissores de stablecoin da mesma forma que regulam os bancos, mas não tiveram sucesso.