A vice-procuradora geral dos EUA, Lisa Monaco, anunciou que o Federal Bureau of Investigation (FBI) está criando uma equipe especializada para a fiscalização no espaço de ativos digitais, principalmente contra os ataque hacker em criptomoedas.
Na Conferência de Segurança Cibernética de Munique na quinta-feira (17), Monaco afirmou que o FBI está criando uma “equipe especializada dedicada à criptomoeda”, intitulada como Unidade de Exploração de Ativos Virtuais.
A nova unidade terá especialistas em criptomoedas e também meios para análise de blockchain, que podem eventualmente ser usados para rastrear e apreender fundos ilícitos.
A formação da equipe de combate ocorre após quatro meses que Mônaco comentou pela primeira vez do lançamento da Equipe Nacional de Aplicação de Criptomoedas do Departamento de Justiça. Essas duas forças-tarefas trabalharão juntas para perseguir agentes que cometerem o que ela classificou como “abuso de criptomoedas para cometer crimes”.
Ransomware e extorsão digital, como muitos outros crimes alimentados por criptomoedas, só funcionam se os bandidos forem pagos, o que significa que temos que quebrar seu modelo de negócios. A moeda pode ser virtual, mas a mensagem para as empresas é concreta: se você nos reportar, podemos acompanhar o dinheiro e não apenas ajudá-lo, mas esperamos evitar a próxima vítima”, comentou Monaco.
Embora a equipe especial tenha sido anunciada apenas hoje, o FBI já investiga 100 variantes de ransomware, que podem resultar na potencial apreensão de criptomoedas pelas autoridades dos EUA. A vice-procuradora disse também que o Departamento de Justiça vai lançar uma Iniciativa Internacional de Moeda Virtual para que haja “mais operações internacionais conjuntas de aplicação da lei”, podendo assim rastrear fundos por meio do blockchain e incentivar a regulamentação responsável sobre ativos digitais.
Outra novidade é que a ex-conselheira sênior de Lisa Monaco, Eun Young Choi, vai comandar a Equipe Nacional de Aplicação de Criptomoedas como diretora, tendo ela já dito em outra oportunidade que pretendia que a equipe trabalhasse para combater o uso ilícito de criptomoedas por criminosos, à medida que o espaço cresce e muda.