O Federal Bureau of Investigation (FBI) emitiu um alerta recente para os operadores cripto relacionado a tentativa de entidades ligadas a hackers norte-coreanos vender mais de US$ 40 milhões em Bitcoin (BTC).
De acordo com o FBI, foi rastreada cripto roubada por entidades (Grupo Lazarus e APT38), que tem ligação com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), usando táticas “TraderTraitor”.
“O FBI está alertando as empresas de criptomoedas sobre atividades recentes de blockchain conectadas ao roubo de centenas de milhões de dólares em criptomoedas. Nas últimas 24 horas, o FBI rastreou criptomoedas roubadas por atores afiliados ao TraderTraitor da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) (também conhecidos como Lazarus Group e APT38). O FBI acredita que a RPDC pode tentar sacar o bitcoin no valor de mais de US$ 40 milhões de dólares”, disse em nota.
De acordo com o comunicado, a investigação do FBI descobriu que os atores afiliados ao TraderTraitor movimentaram cerca de 1.580 bitcoins oriundos de vários roubos de criptomoedas.
“Os atores afiliados ao DPRK TraderTraitor foram responsáveis por vários roubos de criptomoedas internacionais de alto nível, incluindo o roubo de $ 60 milhões em moeda virtual da Alphapo em 22 de junho de 2023; o roubo de $ 37 milhões de moeda virtual da CoinsPaid em 22 de junho de 2023; e o roubo de $ 100 milhões em moeda virtual da Atomic Wallet em 2 de junho de 2023. O FBI forneceu anteriormente informações sobre seus ataques contra a ponte Harmony’s Horizon e Sky Mavis ‘Ronin Bridge, e forneceu uma consultoria de segurança cibernética no TraderTraitor”.
O FBI recomendou que as empresas examinem os dados de blockchain associados aos endereços divulgados pelo serviço de inteligência e estejam vigilantes na proteção contra transações diretamente com ou derivadas dos endereços.