O Federal Bureau of Investigation (FBI) está alertando sobre um novo esquema de investimento em criptomoedas chamado Pig Butchering, envolvendo golpistas que fingem ser comerciantes de criptomoedas de grande sucesso para atrair vítimas em potencial.
O FBI diz que os fraudadores procuram alvos nas mídias sociais e sites de namoro onde falsificam os contatos perdidos da pessoa ou fingem ser um amigo ou parceiro romântico em potencial. Os perpetradores, então, gastariam tempo ganhando a confiança da vítima e depois os interessariam no esquema de investimento falso.
Uma vez que seus alvos estão a bordo, os vigaristas fornecem plataformas falsas para rastrear o suposto investimento e dão a impressão de que os fundos estão lucrando. “As vítimas são então orientadas durante o processo de investimento e incentivadas a fazer depósitos contínuos pelos fraudadores. Os sites/aplicativos falsos permitem que as vítimas acompanhem seus investimentos e dão a impressão de que estão crescendo exponencialmente.”
As vítimas alegam que foram direcionadas para transferir dinheiro para contas no exterior, comprar grandes quantidades de cartões pré-pagos ou enviar fundos usando caixas eletrônicos de criptomoedas e criptomoedas. Os golpistas também empregam esquemas para desencorajar a retirada de fundos. Os golpistas dizem às vítimas que precisam pagar impostos de renda ou taxas adicionais quando tentam sacar seus investimentos.
As vítimas eventualmente não conseguem recuperar seus investimentos que variam de dezenas de milhares a milhões de dólares. Eles também perdem contato com os fraudadores, que fecham o site ou param de entrar em contato com a vítima. O FBI pede para que as vítimas do esquema Pig Butchering e golpes relacionados a registrar um relatório no Internet Crime Complaint Center da agência.