Após vários incidentes de segurança com a Multichain, a Fantom Foundation vem tomando algumas medidas, inclusive ressaltando Axelar e LayerZero como soluções de ponte alternativas para a rede.
“Gostaríamos de reconhecer a difícil posição de muitos LPs, detentores de tokens e usuários da rede Fantom devido à incerteza contínua em torno do @Multicainorg ponte. Neste momento, o Fantom FDN ainda aguarda uma declaração oficial e orientação da Multichain”, escreveu no Twitter.
We would like to acknowledge the difficult position of many LPs, token holders, and users of the Fantom network due to the ongoing uncertainty around the @Multichainorg bridge.
At this time, the Fantom FDN is still waiting for an official statement and guidance from Multichain.
— Fantom Foundation (@FantomFDN) July 12, 2023
A Fantom Foundation esclareceu que não há pontes “canônicas” na cadeia, ou seja que não há uma ponte “oficial” ou reconhecida de forma singular.
Em meio aos eventos recentes atuais, a Fantom Foundation destacou que está adotando uma abordagem prática para reduzir a dependência da rede em qualquer solução específica para pontes e liquidez.
“Ambos @axelarcore & @layerzero_labs são soluções de ponte atuais que estão se tornando escolhas populares entre os construtores no #Fantom. O FDN continuará a ajudar com a conscientização e incentivar outras opções de desenvolvimento à medida que novos ativos são emitidos + adotados na rede. Com isso, a Fundação procurará semear os pools de ativos emitidos Axelar e LayerZero diretamente com as próprias pontes para incentivar a liquidez e a confiança do protocolo”.
Multichain Hackeado
O cenário de criptomoedas foi abalado novamente, desta vez pelo ataque hacker ao Multichain Fantom Bridge. O aplicativo descentralizado, famoso por facilitar a transferência de ativos entre diferentes blockchains, sofreu uma grande vulnerabilidade.
De acordo com os relatos, hackers exploraram uma falha no contrato inteligente da ponte para desviar milhões de dólares em ativos criptos.
Os ativos violados incluem o Wrapped Bitcoin (WBTC), USD Coin (USDC), Dai (DAI) e Wrapped Ether (WETH). Embora a quantia exata de fundos de criptomoedas roubados ainda não esteja clara, algumas estimativas sugerem que os hackers desviaram 7214 WETH, 1023 WBTC, 57 milhões de USDC e uma quantidade desconhecida de DAI.