O ministério digital da Tailândia advertiu recentemente o Facebook sobre supostos golpes relacionados com criptomoedas. O governo tem planos para tomar medidas legais contra a plataforma por supostos anúncios fraudulentos com criptomoedas.
As ações legais somente seriam interrompidas se o Facebook resolver ativamente o problema, que pode lesar muitos usuários e levar a perda de dinheiro dos mesmos.
Em um comunicado, o Ministério da Economia e Sociedade Digital destacou seus planos para realizar uma soicitação a um tribunal local visando o fechamento do Facebook no país no final de agosto.
No entanto, o pedido também ressalta que o bloqueio seria interrompido se a empresa por trás da plataforma de mídia social passe a adotar uma abordagem mais ativa com o objetivo de remover anúncios supostamente relacionados a golpes, com alguns envolvendo criptos.
De acordo com o comunicado, o ministro Chaiwut Thanakmanusorn informou que “está pronto para submeter ao tribunal o fechamento do Facebook no final deste mês para acelerar o flagelo dos golpistas de investimentos”, destacando uma possível ameaça à segurança e a economia do país.
Vale lembrar que, em março de 2022, a Tailândia anunciou que vai implementar a proibição de criptomoedas como meio de pagamento, sob a justificativa de que os ativos digitais poderiam ameaçar seu sistema financeiro e economia. A decisão segue uma política bastante controversa com o setor de cripto.