A Fundação Solana, entidade por trás do blockchain Solana (SOL), anunciou, em 24 de janeiro, o lançamento de extensões de token para o padrão SPL Token. A medida visa o aprimoramento de ferramentas de desenvolvedor no blockchain Solana, impulsionando o crescimento do ecossistema SOL.
Em um comunicado oficial, a Fundação Solana destacou que as extensões de token são a próxima geração do padrão SPL Token, representando um salto significativo no que é possível construir no blockchain.
O comunicado explicou que as extensões de token são um conjunto abrangente de soluções prontas para uso, adaptadas para atender às necessidades de empresas que se movem on-chain – equipando desenvolvedores, empresas, instituições financeiras e equipes de desenvolvimento nativas de Solana com funcionalidade de token avançada pronta para uso.
As extensões de token fornecem às empresas muitos dos mesmos controles de segurança e conformidade que os ambientes de blockchain permitidos, com tempo de engenharia enormemente reduzido, ao mesmo tempo em que operam em um dos blockchains públicos mais populares do mundo. Essas soluções representam outro grande avanço nas ferramentas de desenvolvedor na rede Solana , contribuindo para o crescimento e a saúde do ecossistema e para a experiência geral do desenvolvedor”.
Anatoly Yakovenko , cofundador da Solana e CEO da Solana Labs comentou sobre a novidade afirmando que: “as extensões de token baseiam-se nas características que tornam Solana o destino ideal para desenvolvedores”.
“Solana é a primeira rede a oferecer esse nível de experiência integrada de desenvolvedor e usuário em um único programa de token. Já estamos vendo o potencial de construção usando extensões de token por meio de implantações de alguns dos nomes mais reconhecidos em criptografia”, complementou Yakovenko.
A empresa explicou que as extensões de token foram projetadas especificamente para atender construtores de vários setores, incluindo stablecoins, ativos do mundo real (RWA) e pagamentos. As extensões incluem: Ganchos de transferência; Taxas de transferência; Transferências confidenciais; Autoridade delegada permanente; Intransferibilidade.