À medida que a Reserva Federal (Fed) se aproxima do fecho de sua reunião de política nesta quarta-feira à tarde, a comunidade de investimentos permanece em suspense, aguardando a decisão sobre a manutenção das taxas de juro. O foco, contudo, transcende a mera estabilidade das taxas, centrando-se na antecipação acerca da continuidade da projeção do Fed de realizar três reduções nas taxas de juro no ano de 2024.
A chave para desvendar essa incógnita reside no aguardado “gráfico de pontos” do Fed, uma ferramenta de projeção atualizada trimestralmente que reflete as expectativas individuais dos membros do Fed sobre a futura política de taxas de juro. No último trimestre do ano passado, este gráfico sinalizou um consenso para três cortes em 2024, marcando o início de uma possível flexibilização na política monetária do banco central.
Recentemente, porém, esse consenso tem sido colocado em xeque devido a uma sequência de indicadores de inflação superiores aos esperados e declarações precavidas de figuras-chave do Fed. Jerome Powell, o presidente do Fed, juntamente com seus colegas, tem reiterado o desejo de assegurar uma redução “sustentável” da inflação para a meta de 2% antes de qualquer decisão de corte nas taxas.
Diante dessas incertezas, os investidores têm recalibrado suas expectativas quanto ao timing dos cortes, ajustando-as de uma previsão inicial de seis reduções a partir de março para três a partir de junho deste ano. A possibilidade de um corte já em junho tem visto sua probabilidade diminuir nas últimas semanas.
Desde a última elevação de taxas em julho, o Fed manteve as taxas de juro num intervalo entre 5,25% e 5,50%, o patamar mais elevado dos últimos 23 anos. A expectativa é que o anúncio da decisão do Fed ocorra às 14h ET (18h UTC), seguido pela conferência de imprensa de Powell às 14h30 ET (18h30 UTC).
Paralelamente, o mercado de ações dos EUA mostra uma performance mista, com os investidores navegando com cautela ante a iminente declaração do Fed. O S&P 500 mantém-se estável, próximo ao seu recorde de fechamento, enquanto o Dow Jones registra uma ligeira queda de 0,2% e o Nasdaq Composite apresenta um modesto ganho de 0,2%.