A CoinEx, uma conhecida exchange de criptomoedas, problema nos estados unidos. No dia 15 de junho, a Procuradora-Geral Letitia James desferiu um golpe na empresa, proibindo suas operações em Nova York e apreendendo mais de US$ 1,7 milhões em fundos da bolsa.
A Procuradoria-Geral argumentou que a CoinEx supostamente falhou em se registrar como uma corretora de valores mobiliários e commodities, agravado pela falsa apresentação de si mesma como uma bolsa de criptomoedas. O órgão judicial de Nova York há tempos mantém um olhar atento sobre as operações da CoinEx, culminando em uma ação judicial iniciada em fevereiro deste ano.
Conforme os termos da resolução, a CoinEx é agora obrigada a parar de oferecer, vender ou comprar valores mobiliários e commodities em Nova York. Também não pode mais disponibilizar sua plataforma no estado. Com o fechamento das portas em Nova York, a CoinEx vai devolver mais de $ 1,1 milhão para cerca de 4.691 investidores nova-iorquinos e pagar mais de $ 600.000 em multas ao estado.
🚨There are serious consequences for ignoring New York laws.
As a result of our lawsuit, cryptocurrency platform @coinexcom is banned from operating in New York and the rest of the country and will pay $1.7 million in penalties and refunds for impacted New Yorkers. https://t.co/U3wkdfHu3o
— NY AG James (@NewYorkStateAG) June 15, 2023
Em um esforço adicional para evitar quaisquer futuros entraves legais, a CoinEx irá implementar um bloqueio geográfico para impedir o acesso por endereços IP de Nova York. A criação de novas contas para clientes dos EUA também está fora de questão.
Letitia James fez questão de ressaltar a importância deste caso para a indústria de criptomoedas como um todo. “O acordo de hoje deve servir como um aviso para as empresas de criptomoedas de que há consequências pesadas por ignorar as leis de Nova York. Meu escritório continuará a reprimir as empresas de criptomoedas que desrespeitam a lei descaradamente, enganam os investidores e colocam os nova-iorquinos em risco,” comentou a Procuradora-Geral no anúncio.
Para os investidores que foram afetados pela situação, a CoinEx está permitindo a recuperação de fundos criptográficos diretamente da exchange nos próximos 90 dias. Depois desse prazo, os investidores qualificados poderão receber fundos em moeda fiduciária enviando um e-mail para [email protected]. Segundo o anúncio, os investidores serão reembolsados em criptomoedas ou equivalentes em dinheiro mantidos em contas a partir de 25 de abril de 2023.