A exchange de criptomoedas Binance.US anunciou nesta terça-feira (12) que o token nativo da plataforma Tron, o TRX, será retirado da lista de negociações em sua plataforma nos Estados Unidos. A Spell também será deslistada, em uma decisão que faz parte de uma revisão periódica da exchange.
A Binance afirmou que vários fatores influenciaram a decisão, como mudanças no perfil de risco do token, volume de negociação e liquidez, além da situação regulatória nos EUA e evidências de conduta fraudulenta. No entanto, a exchange não especificou os motivos exatos que levaram à exclusão dos tokens.
Os depósitos para Spell e TRX serão encerrados em 17 de abril às 22h ET, mas os saques permanecerão abertos. Após a notícia, o TRX caiu mais de 5%, sendo negociado em torno de US$ 0,062, mas recuperou cerca de metade disso no dia. No momento da publicação, o preço do TRX estava cotado em US$ 0,064907 em queda de 3% nas últimas 24 horas.
A decisão da Binance pode impactar a popularidade e o valor do TRX no mercado, já que a exchange é uma das maiores do mundo em volume de negociações de criptomoedas. A plataforma Tron foi fundada em 2017 pelo empreendedor chinês Justin Sun, e tem como objetivo criar uma infraestrutura descentralizada para aplicativos baseados em blockchain.
Justin Sun, fundador do token TRON, disse à Reuters em uma mensagem de texto que o impacto seria “relativamente pequeno”.