- Pouso suave alcançado na economia dos EUA
- Previsões de cortes de taxa pelo Fed ainda este ano
- Setembro provável para redução de 25 pontos-base
O ex-presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, revelou perspectivas otimistas sobre a política monetária dos EUA. Em recente entrevista à CNBC, ele compartilhou que as ações rigorosas do Fed nos últimos dois anos renderam resultados positivos, mantendo a inflação alinhada com as metas sem prejudicar a economia. O índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) alcançou um aumento de 2,6%, correspondendo às expectativas.
Segundo Bullard, com a inflação agora sob controle, o Fed se encontra em uma posição favorável para iniciar uma série de reduções nas taxas de juros. “Este foi um bom relatório, no caminho certo com o que os mercados estavam esperando. Isso colocará o Fed diretamente em um corte de taxa em setembro, e acho que será de 25 pontos-base.
E acho que o debate agora mudará para a reunião de novembro/dezembro, e acho que a linha de base lá é de 25 pontos-base em cada uma dessas reuniões também. E é um pouso suave, e acho que foi alcançado,” destacou Bullard.
Ele também mencionou que um corte de taxa em setembro parece certo, mas o Fed poderia pausar suas ações se dados inesperados fossem apresentados. “Se você tiver uma surpresa em qualquer um dos próximos relatórios, não acho que isso afetaria setembro. Isso afetaria o debate sobre o que fazer mais tarde neste ano e focar em novembro. Então, por exemplo, se o relatório de folhas de pagamento fosse muito quente e mostrasse um mercado de trabalho próspero, isso poderia colocar novembro em questão sobre se o comitê faria algo lá.
Se fosse um relatório muito fraco, digamos que você soubesse quase nada ou algo assim, então você poderia ter um debate sobre se eles precisam fazer mais. Mas acho que o do-more seria mais distante no futuro, não na reunião de setembro. Porque acho que eles simplesmente ignorariam qualquer dado que viesse entre agora e a reunião como apenas um ponto de dados. E eles provavelmente não reagiriam a isso,” explicou.
Atualmente, a ferramenta CME FedWatch aponta que a probabilidade de um corte de 25 pontos-base na reunião do Fed de setembro é de 59%, enquanto há 41% de chances para um corte de 50 pontos-base.