O ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Jay Clayton, voltou a externar sua confiança na aprovação de um ETF Bitcoin durante uma entrevista recente com “Last Call”, da CNBC. Para Clayton, a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin é “inevitável”.
“A razão pela qual eu disse que isso é inevitável é que muitas das questões que atrapalharam um ETF Bitcoin foram respondidas para a satisfação de muitas partes sofisticadas e de muitos reguladores”, afirmou.
Ao destacar sua confiança na aprovação, o ex-presidente da SEC citou vários problemas que impediram a aprovação de um ETF Bitcoin à vista. Clayton mencionou o fato de que mais de 95% das negociações com a maior criptomoedas geralmente estarem ligadas a operações de lavagem ou outras formas de negociação irregulares. No entanto, agora, o Clayton acredita que o mercado de Bitcoin está ‘maduro’.
“It’s inevitable,” says former SEC Chair Jay Clayton. “Many of the questions that stood in the way of a $BTC ETF have been answered.” pic.twitter.com/qe68h7NuRu
— Last Call (@LastCallCNBC) October 25, 2023
Vale lembrar que em a postura de certeza sobre a aprovação não é de agora. No mês passado, Jay Clayton destacou a inevitabilidade da aprovação. O ex-presidente da SEC, não apenas vê com otimismo a aprovação de tais fundos, como também destacou a crescente demanda dos investidores de varejo.
Apesar da SEC adotar uma abordagem de cautela – causando atrasos constantes em propostas de empresas como BlackRock, WisdomTree e Ark Invest – a confiança de Clayton permanece inabalável. Para ele, a chegada de um ETF Bitcoin Spot no mercado é mais uma questão de “quando” do que “se”.
“O Bitcoin claramente não é um título”, afirmou Clayton. Essa distinção é mais do que uma simples categorização. Se títulos são regidos sob a supervisão da SEC, a natureza descentralizada do Bitcoin destaca sua unicidade. É um ativo que desperta o interesse de investidores varejistas que desejam explorar essa nova categoria de investimento.