Responsável por altas significativas e recuperação do mercado nas últimas semanas, o ETF de Bitcoin foi um assunto que ganhou destaque e muitos interessados nos últimos dias.
Neste sentido, o ex-presidente da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) dos EUA, Jay Clayton, compartilhou sua visão sobre o cenário regulatório evolutivo para os ETFs de Bitcoin durante uma entrevista à CNBC.
Em seus comentários, Clayton destacou as mudanças significativas presenciadas por ele diante das atitudes do mercado em relação ao setor cripto desde sua gestão.
“Este é um varejo offshore, nada perto do que eu diria que é o núcleo de nossos mercados financeiros”, disse Clayton comentando sobre os primeiros dias do Bitcoin.
O ex-presidente da SEC reconheceu os avanços do mercado de criptoativos, com destaque para o investimento institucional.
“O fato de termos essas instituições que conhecem os mercados melhor do que ninguém e dizem que vamos colocar nossa reputação por trás disso, acho isso bastante notável”, disse Clayton.
Ainda na oportunidade, o ex-gestor do regulador dos EUA comentou sobre os ETFs de Bitcoin, afirmando que achava ser “difícil resistir” à aprovação de um ETF de Bitcoin caso as salvaguardas referentes à regulamentação estivessem em vigor.
“O que as instituições estão argumentando é que essas distinções desapareceram e agora o produto à vista é menos arrastado, mais eficiente para os investidores”, explicou Clayton.
Vale lembrar que um relatório do JPMorgan (JPM) divulgado em 7 de julho destacou que uma aprovação da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) de um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin à vista não vai resultar na mudança de jogo para os mercados de criptomoedas. As informações foram publicadas pelo Coindesk.
Conforme a publicação, os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou afirmaram que “Os ETFs de bitcoin à vista [existem] há algum tempo fora dos EUA, no Canadá e na Europa, mas não conseguiram atrair o interesse de grandes investidores”.