Brett Harrison, ex-presidente da FTX US, conseguiu levantar fundos de grandes investidores em criptomoedas, como Coinbase Ventures e Circle Ventures, depois de criticar publicamente o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried.
A Bloomberg publicou um relatório nesta sexta-feira, mostrando que Harrison levantou US$ 5 milhões para sua nova startup de software de criptomoedas da Coinbase e Circle. A mudança ocorre apenas alguns dias depois que o chefe da criptomoeda reclamou que a associação com a FTX prejudicou sua capacidade de arrecadar fundos.
Chamado de Architect, o empreendimento visa construir um software de negociação para tornar os mercados de criptomoedass centralizados e descentralizados mais fáceis de usar para grandes investidores como instituições. Harrison disse que espera que o Architect “permita que as pessoas recuperem sua confiança no comércio deste setor”.
A inicialização do software criptográfico está projetada para ser lançada no segundo trimestre. Harrison disse que espera que o Architect seja eventualmente incorporado às plataformas Coinbase Global e Circle. Ele disse que o financiamento que levantou de investidores será usado principalmente para recrutamento.
O empreendimento tem um conselho consultivo de diretores que fará a transição para um conselho formal e ajudará a criar transparência corporativa, de acordo com Harrison. Ele disse que também quer criar um ambiente de trabalho que permita “que as pessoas façam e aceitem críticas”.
De acordo com um relatório da empresa de pesquisa Pitchbook, o financiamento de risco para startups de cripto despencou 75% no último trimestre de 2022, o menor desde 2020. Apenas $ 2,30 bilhões foram investidos em startups de cripto no quarto trimestre de 2022, enquanto um recorde de $ 26,7 bilhões foi investido em startups de blockchain em 2022, a maioria dos quais veio no primeiro trimestre.