Peter Kambolin, ex-presidente-executivo e fundador da Systematic Alpha Management (SAM), foi recentemente recebeu condenação a dois anos de prisão por operar um esquema de fraude envolvendo derivativos criptomoedas. O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) divulgou que Kambolin, um cidadão russo-americano, executou um esquema de escolha seletiva de US$ 1,6 milhão. No qual ele direcionou negociações lucrativas para si próprio, enquanto as perdas se despejavam sobre seus clientes.
Segundo o DOJ, de 2019 a 2021, Kambolin conduziu a SAM de uma maneira que assegurou que os lucros dos contratos de futuros se realocassem para sua conta pessoal. Enquanto isso, as perdas se transferiam para as contas dos clientes. O esquema consistia em executar negociações para participantes do pool juntamente com negociações em nome de suas contas proprietárias. Desse modo, alocando de maneira fraudulenta os lucros e perdas para beneficiar suas próprias contas.
Além disso, Kambolin enganou investidores sobre as estratégias comerciais que se implementariam pela SAM. Também utilizou os recursos dos clientes para cobrir despesas pessoais, incluindo o aluguel de um apartamento de luxo. Ele também deturpou aos clientes que a SAM estava focada em estratégias de negociação relacionadas a contratos futuros de criptomoedas e contratos futuros de câmbio. Quando na realidade, aproximadamente metade das negociações envolviam contratos futuros de índices de ações.
Esquema de fraude de ‘escolha seletiva’ desvia lucros de criptomoedas de clientes para conta pessoal
Kambolin se declarou culpado de uma acusação de conspiração para cometer fraude em commodities em 13 de outubro de 2023 e foi condenado a dois anos de prisão na semana passada.
Este caso destaca os riscos e a necessidade de vigilância no setor de criptomoedas e derivativos. A condenação de Kambolin é um lembrete importante de que o Departamento de Justiça dos EUA está ativamente monitorando e tomando medidas contra atividades fraudulentas no setor de criptomoedas.
O esquema de Kambolin, que desviou lucros de investidores e colocou em risco a integridade do mercado de criptomoedas, é um exemplo de como a fraude pode prejudicar. Não apenas investidores individuais, assim como a reputação e a confiança no mercado como um todo.