O fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas falida Celsius Network, Alex Mashinsky, se declarou inocente das acusações de fraude nos EUA, conforme informações recentes da Reuters. Mashinsky foi preso, em 13 de julho.
O ex-executivo da Celsius enfrenta acusações de ter enganado clientes e de ter aumentado artificialmente o valor do token cripto de propriedade de sua empresa, o CEL.
De acordo com a Reutrs, o juiz dos EUA, Ona Wang, afirmou que a liberação de Mashinsky seria sob fiança de US$ 40 milhões garantida por sua casa em Manhattan, em Nova York.
“Seja uma fraude da velha escola ou algum esquema de cripto da nova escola, não importa nem um pouco. É tudo fraude para nós”, afirmou o procurador dos EUA, Damian Williams, durante entrevista.
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA processou a Celsius Network e Mashinsky, em 13 de julho. O ex-CEO da Celsius foi acusado pela SEC de fraude em valores mobiliários.
O ex-CEO da Celsius enfrenta sete acusações criminais que incluem fraude de valores mobiliários, fraude de commodities e fraude eletrônica.
A Celsius Network pediu concordata em julho de 2022 após a perda de bilhões de dólares em seu valor. Quase dois mesese depois. Mashinsky renunciou ao cargo de CEO em setembro do ano passado.