O mercado financeiro dos Estados Unidos mostra força, à medida que dados recentes revelam um crescimento econômico robusto no terceiro trimestre de 2023.
Uma combinação de fatores, como aumento dos gastos do consumidor e um mercado de trabalho vigoroso, pavimentou o caminho para um aumento impressionante no Produto Interno Bruto (PIB) do país, diminuindo assim as previsões sombrias de uma recessão no próximo ano. PIB dos estados unidos cresceu a uma taxa anual de 4,9% no período julho-setembro, acima dos 2,1% do trimestre anterior, e superando as expectativas dos analistas de 4,5%.
Os futuros de ações dos EUA subiram no final de uma semana turbulenta depois que Amazon.com Inc. e Intel Corp. O petróleo bruto subiu quando os EUA conduziram ataques a instalações ligadas ao Irão na Síria.
Os futuros do Nasdaq subiram 0,9% após uma queda que levou o índice ao menor nível desde maio. O recuo também colocou o S&P 500 à beira de uma “correção” e agora esta cotado em 4.175,50 em alta de 0,46% no dia.
Os analistas estão de olho nos movimentos sutis, mas significativos, no mercado, como os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, que parecem ter recebido essas notícias positivas com uma queda correspondente. Este é um reflexo do sentimento crescente de confiança e da disposição de assumir riscos calculados em meio a um cenário econômico promissor.
O crescimento resiliente dos EUA e as derrotas nos lucros de alguns gigantes da tecnologia dos EUA “contribuem para um alívio há muito esperado para os investidores estressados”, disse Hebe Chen, analista da IG Markets em Melbourne. “À medida que nos aproximamos do final do mês, os investidores prendem a respiração para a reunião do FOMC da próxima semana, que deverá definir o tom para o resto do ano.”