Pela primeira após The Merge o Ethereum tornou-se deflacionário, a oferta caiu para -0,12% nos últimos sete dias, de acordo com ultra-som.money. O resultado direto das taxas médias de gás do Ethereum subindo para entre 20 e 30 gwei, o que derrubou novas emissões de ETH.
Após “The Merge” com a transição do mecanismo de consenso de prova de trabalho para prova de participação em 15 de setembro, a taxa de criação de novas ETH caiu quase 90% como resultado das recompensas do validador serem significativamente menores do que as recompensas do minerador emitidas anteriormente sob o mecanismo de prova de trabalho antigo.
Como uma parte das taxas de transações do Ethereum são queimadas, sendo assim a oferta deve se tornar deflacionária sempre que a taxa de gás estiver acima da marca de 15,3 gwei.
Embora as taxas médias de gás tenham permanecido baixas por algum tempo após a fusão, elas dispararam repentinamente na semana passada com o lançamento de um novo token de criptomoeda chamado XEN. Este token pode ser cunhado gratuitamente por qualquer usuário do Ethereum e depois apostado para mais recompensas, essa é a real causa do Ethereum estar deflacionário agora.