O Ethereum caiu para US $ 1.770 em um dos piores dias para a primeira criptomoeda em valor de mercado em 2021 . No momento em que este artigo foi escrito, ele recuperou a alta área em torno desses níveis e foi negociado a $ 1.991, com um lucro de 4,6% no gráfico diário.
Um relatório recente da Glassnode Insights, escrito por Luke Posey, investiga as implicações dessa ação de preços no ecossistema Ethereum. O analista acredita que os preços das criptomoedas e tokens DeFi estão mostrando fraqueza, com o EIP-1559 não tendo o efeito catalisador esperado.
A rede da Ethereum tem visto baixa atividade e suas taxas de transação caíram para os níveis vistos pela última vez no verão de 2020. A maior parte da atividade foi realizada por bolsas descentralizadas com o número Uniswap ainda dominando esta métrica.
O setor DEX experimentou o maior crescimento no ecossistema, com um aumento de 5.600% ano a ano em termos de volume. Essa métrica tem se consolidado em torno de US $ 2 bilhões diários com um aumento em períodos de alta volatilidade.
Os participantes do DeFi, disse Posey, são pares de estábulo de cultivo de rendimento com alto rendimento para acumular tokens de governança. O analista disse:
A atividade parou devido ao crescimento exponencial anterior, já que os participantes ficam quase ociosos durante os movimentos laterais. Podemos ver breves explosões de atividade durante a volatilidade dos preços, no entanto, ela desacelera rapidamente à medida que os preços se estabilizam.
Por outro lado, os detentores de ETH de longa duração têm mais convicção com o seu acúmulo. Os detentores de tokens de governança podem ter visto mais lado negativo à medida que os ursos aprofundam seu ataque a esses ativos.
O número de novos usuários no Ethereum tem sido estável, acrescentou o analista. Durante os meses de abril e maio, um dos piores meses para o preço da ETH, essa métrica ficou em 18% e 25%, respectivamente.
O alto crescimento do usuário pode ser uma métrica otimista para os detentores, pois é uma métrica-chave para adoção, mas também uma métrica-chave para identificar se há compradores marginais de tokens. Embora o crescimento do número total de usuários permaneça forte, o crescimento como porcentagem está achatando a curva.
Demanda por USDT no Ethereum reduzida durante a crise do mercado
A redução da demanda por USDT no Ethereum é uma métrica importante para entender a ação do preço atual. Um aumento na oferta de moeda estável geralmente leva a dois cenários: um aumento nas taxas de transação e alta volatilidade no mercado com potencial de impulso de alta.
Caso ocorresse o contrário, um retorno de alta demanda e atividade on-chain, o preço da ETH poderia reagir de forma positiva. Entretanto, os detentores de ETH de curto prazo viram os seus ganhos transformarem-se em perdas, com a perda agregada para estes investidores a situar-se em 25% da capitalização de mercado.
Isso cria um cenário em que muitos detentores de curto prazo decidem liquidar seu investimento pela perda se o preço ETH continuar a cair. Ao contrário, eles poderiam ser mais persuadidos a segurar, se o preço subir com mais convicção. O analista disse:
(…) Podemos concluir que volumes significativos de ETH foram comprados na corrida de cerca de US $ 2,2 mil para o ATH, todos os quais agora estão debaixo d’água. O risco é que esses investidores possam liquidar conforme os preços sobem em sua base de custo (STH-NUPL = 0). Por outro lado, se a convicção permanecer alta, eles podem muito bem se manter durante qualquer volatilidade que vier a seguir.