Ethereum Name Service, ou ENS, é um serviço público aberto que pertence à comunidade. Atualmente essa visão começou a entrar em foco quando o projeto está em processo de empoderamento de uma organização autônoma descentralizada (DAO), começando com a distribuição generalizada de seu token de governança ENS.
Ao contrário de muitos projetos cripto da Web 3.0, o ENS não recebeu financiamento de capital de risco, no entanto 25% dos novos tokens são reservados para seus usuários. Qualquer pessoa que registrou um nome de domínio .eth antes de 31 de outubro se qualificou para reivindicar um número variável de tokens ENS – o número exato depende de quando e por quantos anos o domínio foi registrado.
Atualmente uma media de 137.000 endereços de carteira individuais que compraram os domínios podem reivindicar uma média de 180 tokens, disse o Diretor de Operações da ENS, Brantly Millegan. O preço desse ativo recém-negociado é naturalmente volátil.
Neste artigo, vamos discutir:
O que é um nome Ethereum?
Ao registrar um domínio .com, você usa um registrador de domínio, que atualiza o banco de dados da ICANN, a organização internacional que coordena os recursos da Internet, como domínios de nível superior (TLDs). Quando você acessa algum endereço no navegador da web, o serviço de nome de domínio (DNS) traduz o nome em um endereço IP que aponta para um servidor que armazena os dados do site.
O ENS é parcialmente o mesmo: sites descentralizados podem ser servidos a partir do serviço de armazenamento descentralizado baseado em blockchain IPFS e acessados por meio de um nome ENS, com um navegador que o suporte. (Como um aparte, ICANN concede direitos de TLD .eth ao governo etíope, então podemos ver algumas negociações lá no futuro!) Mas esse não é realmente o ponto principal, de acordo com Millegan.
Coinbase quer participar do DAOs
Um desenvolvimento inicial interessante é que a Coinbase Inc., como organização, deseja ser um delegado. Isso levantou algumas sobrancelhas, já que a ideia de uma grande empresa pública ser delegada de uma parte importante da infraestrutura da Web3 vai contra a tendência da descentralização.
“Acho ótimo que a Coinbase queira se envolver. ENS é o protocolo de identidade do Web3, portanto, precisamos de uma ampla gama de perspectivas: usuários médios, desenvolvedores, empresas, DAOs, etc. O principal é que o Coinbase não tem nenhuma vantagem interna especial. Eles são como qualquer outra pessoa.” diz Millegan da ENS.
Coinbase está atualmente em terceiro lugar na contagem de votos de delegados, logo atrás de Millegan e Johnson, então eles muito provavelmente se tornarão um delegado influente. O processo é aberto e os detentores de tokens ENS podem escolher delegar a qualquer delegado ou auto-delegar e votar em questões de governança diretamente.
O fato de eles terem sinalizado um forte suporte está sendo interpretado como otimista para o preço do token ENS.