De acordo com uma pesquisa recente do JPMorgan o Ethereum (ETH) poderia continuar a se beneficiar do forte crescimento do DeFi, enquanto a eventual normalização da política monetária poderia pressionar para baixo a proposta de “ouro digital” do bitcoin,
O preço mais alto do Ethereum nesta semana, acima de US $4.600, veio quando o CME Group anunciou planos de lançar futuros de micro éter no mês que vem e a próxima mudança de nome do Facebook para Meta. O último anúncio impulsionou o Ethereum (ETH), visto que várias plataformas metaversas já são baseadas na plataforma Ethereum.
“Há poucas dúvidas de que os traders de momento tem uma influencia sobre o recente aumento nos preços Ethereum, mas não encontramos evidências em nossas métricas ainda de que os sinais de momentum estejam em território de sobrecompra”, de acordo com uma nota de 3 de novembro de analistas do JPMorgan, liderados por Nikolaos Panigirtzoglou.
“Em vez disso, o entusiasmo renovado sobre Ethereum parece ter sido menos técnico e mais fundamental, impulsionado pela empolgação dos investidores sobre aplicações de metaverso e realidade virtual após o anúncio do Facebook.”
Desde o seu lançamento em fevereiro, os futuros do CME ether têm visto uma trajetória de fluxo ascendente acentuado sustentando o mercado em alta do Ethereum (ETH) deste ano, disseram analistas, já que o número de contratos subiu para 6.500, representando cerca de US $ 1,5 bilhão. Espera-se que a oferta de micro futuros traga a participação de um conjunto mais amplo de investidores.
Embora o domínio do blockchain da Ethereum no contrato inteligente, os espaços DeFi e NFT tenham aumentado seu apelo para investidores institucionais e de varejo como a principal criptomoeda de aplicativos, ele enfrenta forte concorrência de outros blockchains, afirma um relatório separado do JPMorgan publicado na semana passada. Esses concorrentes incluem o Binance Smart Chain (BSC), Polkadot (DOT), Cardano (ADA), Terra (LUNA) e Solana (SOL).
Ethereum (ETH) moeda do futuro
A corretora de moedas digitais Genesis observou em seu relatório do terceiro trimestre que, embora a demanda por Ethereum tenha superado a demanda por bitcoin durante o terceiro trimestre, camadas 1 como SOL, LUNA, Avalanche (AVAX) e Fantom (FTM) reduziram a participação de mercado da Ethereum.
“Essa [competição] cria o risco de que o aumento substancial na atividade da rede Ethereum nos próximos anos, embutido no preço atual de US $ 4.100, possa não se materializar”, explicaram analistas do JPMorgan.
Enquanto isso, o bitcoin é único em termos de investidores que o vêem como ouro digital e não enfrenta concorrência de outras criptomoedas, observa a pesquisa.
O aumento nos rendimentos dos títulos, no entanto, e a eventual normalização da política monetária estão pressionando para baixo o bitcoin como uma forma de ouro digital, da mesma forma que rendimentos reais mais altos têm pressionado para baixo o ouro tradicional, disseram os analistas.
O afunilamento das compras mensais de títulos a uma redução de US $ 15 bilhões por mês começará em breve devido ao “progresso substancial adicional” da economia, disse o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na quarta-feira. Ele observou que o banco central optou por manter as taxas de juros perto de zero.
“Com o [ether] derivando seu valor de seus aplicativos, variando de DeFi a jogos, a NFTs e stablecoins, ele parece menos suscetível do que o bitcoin a rendimentos reais mais elevados”, afirma o relatório JPMorgan.
Além disso, os analistas apontaram que o foco dos investidores em questões ambientais, sociais e de governança, ou ESG, desviou a atenção do blockchain de bitcoin com uso intensivo de energia para o blockchain Ethereum, que deverá se tornar mais eficiente em energia no final de 2022 com Ethereum 2.0.