Nos últimos meses, o Ethereum (ETH) e os tokens de Inteligência Artificial (IA) mostraram um desempenho notável. Segundo a Grayscale Research, a recente aprovação de produtos negociados em bolsa (ETPs) de Ether nos Estados Unidos promete impactar significativamente o mercado no próximo trimestre.
De acordo com a análise de mercado da Grayscale, espera-se que esses ETPs comecem a ser negociados no terceiro trimestre de 2024, trazendo potencialmente um suporte significativo aos preços do Ethereum e aos tokens associados ao seu ecossistema.
A Grayscale Research sugere que, embora o impacto dos ETPs de Ether possa ser menor que o dos ETPs de Bitcoin lançados em janeiro, ainda assim atrairá fluxos líquidos substanciais. O lançamento desses ETPs também deve enfatizar os recursos únicos da rede Ethereum, como sua abordagem de design modular e seu vasto ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi).
Além disso, a aprovação dos ETPs de Ether deverá impulsionar a adoção e a atividade em torno de tokens de Camada 2, como Mantle, e protocolos DeFi importantes, como Uniswap, Maker e Aave. Outros ativos fundamentais da rede, como o protocolo de piquetagem Lido, também podem se beneficiar.
Enquanto os ETPs de Ether são um desenvolvimento marcante, a Grayscale Research também destaca que outras tendências do mercado continuarão relevantes. Um ponto de foco será o potencial de intersecção entre a tecnologia blockchain e o campo da Inteligência Artificial (IA).
Os tokens de IA, incluindo RNDR, FET e TAO, mostraram-se promissores, dominando as discussões nas redes sociais e superando os índices gerais de mercado em termos de desempenho de preço acumulado no ano. Se o interesse em torno dos tokens de IA se mantiver, eles poderão trazer resultados positivos para seus detentores.