A data de lançamento do ETH 2.0, também conhecida como Serenity – originalmente planejada para lançamento em 2019 – foi adiada para junho de 2022 como medida de segurança para consolidar o código e proteger a rede contra ataques maliciosos. O ETH 2.0 verá a segunda maior criptomoeda do mundo passar do consenso Proof-of-Work (PoW) para o mecanismo Proof-of-Stake (PoS) mais enxuto e verde. A organização Ethereum diz que a atualização tornará a criptomoeda “mais escalável, mais segura e mais sustentável”. As mudanças estão sendo construídas por equipes “de todo o ecossistema Ethereum”.
As três partes do ETH 2.0
Apesar de cada parte do ETH 2.0 ser trabalhada em paralelo, elas têm certas dependências que determinam a data de lançamento do ETH 2.0. Os três elementos são The Beacon Chain, The Merge e Shard chains. A Beacon Chain, que traz o PoS para o Ethereum, foi lançada em 1º de dezembro de 2021. Ainda não está incorporada à rede principal e funcionará em paralelo até que a transição, ou Merge, ocorra no segundo trimestre de 2022. Enquanto isso, as Shard chains serão expandir a capacidade do Ethereum de processar transações e armazenar dados, e as cadeias Shard devem ser enviadas em algum momento de 2023.
O movimento também expandirá a rede de stakers. Staking é o ato de depositar 32 ETH para ativar o software validador. Os validadores são responsáveis por armazenar dados, processar transações e adicionar novos blocos ao blockchain.
Contratos inteligentes
A Coinbase , a plataforma americana de troca de criptomoedas, descreve o staking como “o processo de participação ativa na validação de transações (semelhante à mineração) em uma blockchain PoS”.
A fusão está prevista para o final de junho de 2022 e marcará o fim da Prova de Trabalho para Ethereum. O PoW, que ainda será usado pelo blockchain do Bitcoin e algumas outras criptos, foi criticado por exigir grandes quantidades de poder de computação – e, portanto, energia – para minerar novas moedas. A cadeia Shard também deve ocorrer em 2022.
Alguns especialistas em criptografia previram que o ether um dia ultrapassará o bitcoin como a criptomoeda número um – impulsionada em parte por sua capacidade de executar contratos inteligentes – programas automatizados que executam ações quando certas condições são atendidas. Os contratos inteligentes são a espinha dorsal das finanças descentralizadas (DeFi), que permitem que pessoas sem contas bancárias façam transações em dinheiro.
Comunidade Ethereum
A Ethereum está pedindo que sua comunidade ajude a lançar a atualização do ETH 2.0, ajudando nos testes e ganhando recompensas.
Como o ETH 2.0 não é uma moeda nova, ele não mudará o ETH que as pessoas possuem. Provavelmente afetará mais os mineradores do Ethereum do que os detentores, já que a mudança para o PoS fará com que o stake assuma o controle da mineração para aprovar transações no blockchain do Ethereum. Em agosto, a Ethereum lançou a atualização da rede EIP-1559 London Hard Fork. Esta atualização foi apelidada de Processo de Proposta de Melhoria Ethereum, ou EIP-1559.
Ethereum fez forte “progresso” em direção ao ETH 2.0
Aleksandr Pacha, CEO da CryptoWallet, uma solução financeira que permite aos usuários gastar criptomoedas com um cartão de débito, disse ao Currency.com que “o Ethereum realmente fez um grande progresso em direção ao ETH 2.0, a atualização que tornará o Ethereum escalável e ecologicamente correto. O preço que vimos este ano foi em grande parte devido ao EIP1559, um upgrade que queima mais ETH para torná-lo um ativo deflacionário. Quanto mais a rede queima, mais escassa ela se torna.
“O tão esperado “Merge”, onde o Ethereum muda para Proof of Stake e consome 99% menos eletricidade, deve chegar em meados do próximo ano. O Ethereum 2.0 já sofreu muitos atrasos, por isso é difícil apontar uma data exata – e os desenvolvedores não vão dar uma! A fase final também está prevista para 2022, dividindo a rede em 64 novas blockchains para melhorar os tempos de transação. É algo empolgante!”
Quando o ETH 2.0 será lançado?
A primeira fase do Ethereum 2.0 começou em 1º de dezembro de 2020. Ainda faltam duas fases, e o lançamento completo está previsto para o final deste ano.
Quanto valerá o Ethereum 2.0
De acordo com analistas da TradingBeasts , o ETH pode chegar a US$ 2.625,00 até o final de 2022.