O cenário das finanças descentralizadas (DeFi) continua a se expandir e inovar, com projetos buscando soluções cada vez mais robustas e integradas. Nesse contexto, o protocolo DeFi Ethena anunciou seu roteiro estratégico para 2025, com foco em estreitar os laços entre o universo DeFi e as finanças tradicionais (TradFi). A iniciativa demonstra um movimento importante na busca por uma maior adoção e usabilidade das soluções baseadas em blockchain.
Uma das principais novidades apresentadas no roteiro da Ethena para 2025 é o lançamento do token iUSDe, previsto para o primeiro trimestre. Este novo token foi projetado especificamente para interagir com instituições financeiras tradicionais. Conforme explicaram os desenvolvedores, o iUSDe representa uma evolução do token sUSDe da Ethena e tem um contrato de encapsulamento com restrições de transferência, o que o torna mais adequado para o uso por entidades TradFi.
O lançamento do token está previsto para fevereiro, e a Ethena planeja divulgar seus parceiros de distribuição iniciais ainda este mês.
“A Ethena lançará um novo produto no mês que vem, projetado para poder exportar sUSDe em ofertas regulamentadas para finanças tradicionais: iUSDe. O iUSDe é idêntico ao sUSDe com a adição de um contrato wrapper simples que adiciona algumas restrições de transferência no nível do token para que ele possa ser mantido e usado por entidades financeiras tradicionais”.
Além do iUSDe, a Ethena também está trabalhando em casos de uso específicos para o sUSDe, com destaque para a integração com o aplicativo de mídia social, Telegram. “Em 2025, lançaremos um caso de uso dedicado para sUSDe dentro do aplicativo Telegram, onde os usuários podem enviar, gastar e economizar em uma experiência semelhante a um neobanco móvel. Os pagamentos serão conectados diretamente ao Apple Pay, onde você pode alternar entre um ativo de poupança em sUSDe e pagamentos diretos por toque no seu telefone”.
Além disso, o roteiro da Ethena para 2025 também inclui o desenvolvimento de dois outros projetos importantes: Ethereal e Derive. Segundo a empresa, a testnet para o Ethereal estará disponível no próximo mês, e o token para o Derive será lançado em cerca de duas semanas.
Ethereal é uma bolsa perpétua e spot construída em sua própria appchain executando todo o seu livro de ordens com sUSDe e recompensas nativas incorporadas, onde Ethena fornecerá liquidez e fluxos de hedge para a bolsa. Já o Derive é o maior protocolo de opções onchain e produtos estruturados onde o sUSDe é um ativo colateral essencial para o sistema.