Hong Kong vai ultrapassar os Estados Unidos e aprovar primeiro um ETF crypto? A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) emitiram uma declaração em que sinalizaram uma luz verde para aprovação de pedidos de fundos negociados em bolsa (ETFs) à vista.
Os reguladores de Hong Kong destacaram que estão prontos para considerar os pedidos de ETFs cripto. No documento, os reguladores ressaltaram a evolução do mercado desde 2018. “Quando o SFC formulou a sua abordagem regulamentar para ativos virtuais em 2018, impôs uma restrição abrangente de “apenas investidores profissionais” a vários tipos de atividades, incluindo a distribuição de fundos que investem em ativos virtuais”.
“Desde então, o panorama dos ativos virtuais evoluiu rapidamente e começou a expandir-se para o financiamento convencional. Uma gama mais ampla e um maior número de produtos de investimento estão agora disponíveis e proporcionam aos investidores não profissionais e profissionais exposição a ativos virtuais. Em particular, o SFC permitiu que plataformas de negociação de ativos virtuais licenciadas pelo SFC (plataformas de negociação VA) atendessem investidores de varejo e autorizou fundos negociados em bolsa de futuros de ativos virtuais (ETFs de futuros VA) para oferta pública em Hong Kong”, afirmou.
No comunicado, os reguladores explicaram que o SFC e o HKMA reviram sua política existente para intermediários que desejam participar em atividades relacionadas com ativos virtuais.
“A política é atualizada à luz dos últimos desenvolvimentos do mercado, onde o SFC autorizou ETFs de futuros VA e está preparado para aceitar pedidos de autorização de outros fundos com exposição a ativos virtuais, incluindo fundos negociados em bolsa à vista de ativos virtuais (ETFs à vista VA)”, destacou no documento.
Hong Kong Aposta em ETF Bitcoin à Vista e Esquenta a Rivalidade Econômica Global
No mercado financeiro global, cada movimento em direção à inovação é como uma pedra lançada no lago das economias, causando ondulações que podem se transformar em ondas. E a mais recente dessas ondulações vem de Hong Kong, que agora está avaliando estrategicamente a introdução de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista.
Enquanto os Estados Unidos continuam firmes em suas restrições regulatórias, Hong Kong, conhecido por sua perspicácia financeira, pode estar prestes a tomar uma decisão que mudará as regras do jogo.