A Comissão de Valores Mobiliários (SEC), após meses de análise e algumas reviravoltas, finalmente deu o sinal verde para os primeiros funfos negociados em bolsa (ETFs) que combinam Bitcoin e Ethereum, marcando uma mistura explosiva dos dois maiores players do universo cripto em um único produto financeiro.
Essa aprovação histórica marca um novo capítulo para os investimentos em criptomoedas, abrindo as portas para um público ainda maior que busca diversificação e praticidade, possibilitando o investimento em Bitcoin e Ethereum de forma regulamentada e com a facilidade de uma negociação em bolsa tradicional.
De acordo com um documento divulgado pela SEC nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a Nasdaq listará o Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF, enquanto a Cboe BZX Exchange listará o Franklin Crypto Index ETF. O regulador explicou que a proporção de Bitcoin e Ethereum em cada fundo será determinada pelas capitalizações de mercado das ações em circulação. Em outras palavras, quanto maior o valor de mercado de cada criptomoeda, maior será sua representação no ETF.
“A proporção de bitcoin e ether a ser mantida por cada Trust será baseada nas capitalizações de mercado de ações em circulação”, diz parte do documento.
Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, estimou que os produtos deverão ser lançados em janeiro, com uma divisão aproximada de 80% em Bitcoin e 20% em Ethereum, refletindo as atuais capitalizações de mercado de ambas as criptomoedas.
“Os ETFs combinados bitcoin/ether spot foram aprovados pela SEC (como previsto). Lançamento provável em janeiro. Eles têm peso de capitalização de mercado, então 80/20 btc/eth aprox. Notável que Hashdex e Frankie são os primeiros. Bom para eles”, escreveu o especialista.
Essa aprovação representa um marco importante para o mercado cripto, trazendo mais legitimidade e acessibilidade para investidores institucionais e de varejo. A combinação de Bitcoin, o rei das criptomoedas, com Ethereum, a rainha dos contratos inteligentes, em um único ETF, oferece uma oportunidade única de diversificação e exposição a dois dos ativos digitais mais promissores da atualidade.
ETF de BTC e ETH vão liderar fundos criptos dos EUA em 2025?
O mercado de criptomoedas está em êxtase com expectativas para 2025, e um dos focos principais é o crescimento dos Fundos Negociados em Bolsa (ETFs) de criptoativos nos Estados Unidos. Com a recente aprovação de ETFs de Bitcoin e o crescente interesse institucional, analistas acreditam que o próximo ano será um marco para a indústria.
A possibilidade de um ETF combinado de Bitcoin e Ethereum esteve gerando ainda mais entusiasmo. Segundo Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, e James Seyffart, este tipo de fundo pode abrir as portas para uma nova onda de ETFs de criptomoedas, incluindo aqueles que acompanham ativos como Litecoin (LTC) e Hedera (HBAR).
“Esperamos uma onda de ETFs de criptomoedas no ano que vem, embora não todos de uma vez. Primeiro, provavelmente, estão os ETFs combinados btc + eth, depois provavelmente Litecoin (porque seu fork de btc = commodity), depois HBAR (porque não é rotulado como título) e depois XRP/Solana (que foram rotulados como títulos em processos pendentes)”, escreveu.
No entanto, a aprovação de ETFs de criptoativos ainda enfrenta desafios regulatórios, especialmente nos EUA. A Securities and Exchange Commission (SEC) já rejeitou pedidos de ETFs relacionados a Solana e XRP, alegando preocupações com a proteção do investidor.