O mercado de criptomoedas tem passado por transformações significativas nos últimos anos, com a entrada de grandes players e a crescente adoção institucional. Um dado recente chama a atenção: fundos negociados em bolsa (ETFs), governos e a MicroStrategy (MSTR), empresa conhecida por sua estratégia de acumulação de Bitcoin, agora detêm quase um terço de todos os Bitcoins conhecidos. Essa concentração de ativos demonstra a influência crescente dessas entidades no ecossistema do Bitcoin.
De acordo com Ki Young Ju, fundador e CEO da CryptoQuant, empresa de análise de ativos digitais, ETFs, governos e a MicroStrategy detêm 31% de todos os Bitcoins conhecidos. Esse número representa um aumento expressivo de 14% em relação a dezembro de 2023, evidenciando uma rápida acumulação de Bitcoin por esses grandes players. A informação foi divulgada pelo próprio Young Ju em sua conta na plataforma X (antigo Twitter), gerando grande repercussão na comunidade cripto.
“Atualização da tabela de capitalização do Bitcoin: ETFs, governos e $MSTR agora respondem por 31% de todos os ativos conhecidos de Bitcoin, ante 14% no ano passado”, escreveu.
Em uma análise recente, Young Ju destacou a importância da MicroStrategy nesse cenário. Ele argumenta que diferentes formas de dinheiro exigem diferentes “portas de entrada” para o Bitcoin. Nesse contexto, a MicroStrategy atua como uma ponte entre o dinheiro do Nasdaq-100 e o Bitcoin, facilitando o acesso de investidores institucionais à criptomoeda.
“Diferentes formas de dinheiro exigem gateways distintos. Os Bitcoiners devem reconhecer o $MSTR como um gateway que conecta o dinheiro do Nasdaq-100 ao Bitcoin. Não entendo por que alguns Bitcoiners não gostam do MSTR. Eles podem levantar preocupações sobre a autocustódia, mas muito poucas pessoas realmente praticam a autocustódia — assim como apenas algumas se importam com violações de privacidade. O modelo de banco Bitcoin do MSTR se alinha bem com o nível de adoção atual. Se a gestão ativa de fundos do gateway permitir a aquisição de uma quantidade significativa de Bitcoin com relativamente pouco capital, isso marca o sucesso de um banco Bitcoin. Claro, sempre há o risco de fracasso, então deve-se ver isso como confiar fundos a um banco com o objetivo de ganhar mais Bitcoin, usando o próprio Bitcoin como forma de dinheiro”, ressaltou.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 96.755,62 com alta de 1.6% nas últimas 24 horas.