- ETFs Solana com staking aprovados no Canadá
- SEC adia decisão sobre staking no ETF Ethereum
- Rendimentos de staking podem atrair investidores
O Canadá se prepara para lançar os primeiros ETFs à vista da Solana (SOL) com funções de staking, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decide postergar qualquer avanço em relação ao recurso no ETF de Ethereum (ETH) proposto pela Grayscale.
Segundo Eric Balchunas, analista da Bloomberg, a Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC) aprovou a emissão de ETFs SOL com staking por gestoras como Purpose Investments, Evolve, CI e 3iQ. Os produtos devem ser lançados já em 16 de abril de 2025, e representam um marco ao combinar exposição direta ao ativo com geração de rendimento por staking.
Diferente dos contratos futuros, os ETFs canadenses deterão SOL em formato físico e utilizarão a participação direta no protocolo para distribuição de recompensas aos cotistas. Com rendimentos estimados entre 5% e 7% ao ano, essa abordagem pode atrair perfis de investidores focados em estratégias de renda passiva.
Canada is readying spot Solana ETFs to launch this week after regulator gave green light to multiple issuers incl Purpose, Evolve, CI and 3iQ. ETFs will include staking via TD pic.twitter.com/FSw149Xkm4
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) April 14, 2025
Ainda que o TD Bank esteja envolvido na estrutura, Balchunas esclareceu que seu papel está restrito à disseminação de informações, sem intermediação direta no processo de staking. O movimento reforça a postura pró-cripto adotada pelo Canadá, que já havia autorizado ETFs de Bitcoin e Ethereum entre 2020 e 2021.
Enquanto isso, a SEC dos EUA segue em compasso diferente. O órgão regulador adiou a decisão sobre o componente de staking no ETF de Ethereum da Grayscale. A justificativa inclui preocupações com possíveis riscos aos investidores, manipulação de mercado e a classificação jurídica das recompensas de staking.