O regulador do setor cripto nos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), estão prontos para aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) com base em futuros de Ethereum (ETH) visando a abertura de negociação no país, de acordo com informações recentes compartilhadas pela Bloomberg.
De acordo com a publicação, fontes destacaram que, provavelmente, a SEC não deverá bloquear os produtos, que teriam bases em contratos futuros para o Ethereum.
Até um momento, quase 12 empresas já entraram com o pedido no regulador para lançar os ETFs de ETH. Entre estas empresas, estão Volatility Shares, Bitwise, Roundhill e ProShares.
Vale lembrar que, recentemente, os analistas da Bloomberg especializados em ETFs, Eric Balchunas e James Seyffart, sugerem um horizonte brilhante para os ETFs de Ethereum, com a possibilidade de aprovação agora estimada em 75%.
Essa perspectiva otimista se deve ao recente aumento em 12 registros junto à Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. A mudança observada na postura da reguladora em relação às criptomoedas, que parece estar mais aberta e receptiva, também é uma razão para essa expectativa elevada.
A história dos ETFs de Bitcoin futuros, já aprovados pela SEC, serve como um bom precedente neste caso. Segundo os analistas, a rejeição dos ETFs de futuros de Ethereum após a aprovação dos de Bitcoin poderia levar a desafios legais, já que ambos têm características e riscos semelhantes.
O mês de outubro foi destacado pelos analistas como uma janela possível para o lançamento dos ETFs de futuros de Ethereum. Esse período marca dois anos após o lançamento dos futuros de Bitcoin, o que sugere um momento propício.