Em um desenvolvimento recente sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Ethereum à vista, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA provavelmente não aprovará os produtos em maio, prazo aguardado por muitos membros da comunidade desde a aprovação dos ETFs de Bitcoin, em janeiro, quando surgiram fortes especulações sobre os ETFs de ETH.
De acordo com informações da Reuters publicadas, em 25 de abril, a SEC provavelmente vai negar os ETFs de Ethereum à vista no próximo mês. Conforme a publicação, emissores e outras empresas acreditam que o regulador vai rejeitar os pedidos de ETF de Ethereum à vista em maio depois de reuniões com a SEC nas últimas semanas.
Fontes citadas pela reportagem informaram que as reuniões entre os emissores e a SEC foram unilaterais e os funcionários do regulador não conversaram sobre os detalhes substantivos relacionados aos produtos propostos.
A Agência deverá decidir sobre os pedidos de ETF de Ethereum das gigantes, VanEck e ARK Investment Management, que são os primeiros da fila, até os dias 23 e 24 de maio, respectivamente.
Nos últimos meses, a SEC vem adiando suas decisões sobre a aprovação ou rejeição dos fundos negociados em bolsa à vista de Ethereum. As decisões da SEC sobre os adiamentos vem no contexto de preocupações regulatórias sobre o mercado spot de criptomoedas. Historicamente, a SEC tem expressado inquietações sobre a possibilidade de fraude e manipulação neste mercado.
Vale lembrar que, no mês passado, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler, seguiu sem dar nenhuma pista sobre uma possível aprovação ou negação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ethereum à vista. Em uma entrevista ao Yahoo Finance, o comandante da Agência se esquivou dos questionamentos sobre a posição da SEC sobre os ETFs de Ethereum.
O presidente da SEC foi perguntado sobre as quase 10 empresas que encaminharam pedidos para um ETF de Ethereum à vista, além de, ser questionado se considerava uma decisão judicial de verão envolvendo a gestora de ativos Grayscale como sendo um “estabelecimento de precedente”.