Terça-feira, 18 de junho de 2024, o preço do Bitcoin está cotado em US$ 65.210,11 com queda de 1% nas últimas 24 horas.
Os Exchange Traded Funds (ETFs) de Bitcoin à vista nos Estados Unidos enfrentaram uma onda de retiradas, somando um total de US$ 580,6 milhões, em resposta à abordagem agressiva do Federal Reserve em relação às taxas de juros. Em contraste, os produtos baseados em Ether experimentaram um influxo de investimentos, revelando uma mudança no panorama dos sentimentos dos investidores em relação às criptomoedas.
A situação dos ETFs de Bitcoin nos EUA não é um fenômeno isolado. No cenário global, os produtos de investimento em ativos digitais sofreram as maiores retiradas dos últimos quase três meses, superando os 600 milhões de dólares. A recente tendência de entrada constante nos ETFs de Bitcoin à vista parece ter chegado ao fim. Na semana passada, após cinco semanas consecutivas de captações, houve uma reviravolta significativa com uma saída líquida total de 580,6 milhões de dólares.
Analistas atribuem essa virada ao resultado da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) na última quarta-feira, que adotou uma postura mais severa que o antecipado. O Fed manteve as taxas de juros em 5,5% e indicou que só poderia haver um corte nas taxas até o final do ano. Essa postura cautelosa em relação à inflação levou muitos investidores a se afastarem de ativos considerados de maior risco, como o Bitcoin, resultando nas mencionadas saídas de ETFs.
Apesar de 19 dias consecutivos de entradas que acumularam mais de 4 bilhões de dólares, os ETFs de Bitcoin à vista viram essa sequência interrompida na última segunda-feira, quando o preço do Bitcoin caiu após relatórios econômicos mistos nos Estados Unidos. As retiradas foram significativas em diversos fundos, com o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) liderando com saídas de 274,3 milhões de dólares. O ARKB de Ark Invest e o FBTC de Fidelity também registraram grandes saídas, somando 149,7 milhões e 146,3 milhões de dólares, respectivamente. O BlackRock’s IBIT foi a exceção, atraindo 41,6 milhões de dólares em novos investimentos.
Ao mesmo tempo, enquanto os produtos de Bitcoin sofriam, os de Ether demonstraram resiliência e atraíram novos investimentos. Os produtos de Ether tiveram uma entrada líquida global de 13 milhões de dólares na última semana, sinalizando um forte interesse no Ethereum.
As diferenças nos fluxos de investimento entre os produtos de Bitcoin e Ether poderiam se ampliar, especialmente com a antecipação de que a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA poderá aprovar ETFs de Ether à vista até o final do verão. Especialistas estimam que esses novos ETFs possam capturar de 10 a 20% dos fluxos atualmente direcionados para os ETFs de Bitcoin.