Em meio à espera da comunidade de criptomoedas pelos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ethereum à vista, a chefe de marketing da equipe de Shiba Inu listou alguns pontos favoráveis e algumas desvantagens de uma potencial aprovação de ETF de SHIB.
ETF de Shiba Inu será o próximo na fila? A líder de marketing de Shiba Inu, Lucie, forneceu sua visão sobre algumas razões positivas para um ETF de SHIB, no entanto, ela também destacou algumas desvantagens do produto para o setor de finanças descentralizadas (DeFi).
Na visão de Lucie, um ETF SHIB seria ótimo pelos motivos: Acessibilidade: Um ETF SHIB tornaria mais fácil para investidores tradicionais ganharem exposição ao Shiba Inu sem precisar navegar em bolsas de criptomoedas; Regulamentação e segurança: ETFs são produtos financeiros regulamentados, oferecendo uma camada de segurança e conformidade que pode atrair investidores institucionais; Diversificação: Um ETF pode incluir uma cesta de ativos relacionados, reduzindo o risco por meio da diversificação; Aumento da demanda: Listar SHIB em um ETF pode aumentar a demanda e a liquidez, aumentando potencialmente seu valor.
No entanto, a membro SHIB forneceu mais motivos para explicar por que um ETF SHIB pode não ser ótimo para DeFi, destacando como primeiro ponto a Centralização vs. Descentralização. “Um ETF centraliza o controle, o que contrasta com o ethos descentralizado do DeFi, oferecendo estabilidade, mas potencialmente limitando o controle da comunidade”.
Além disso, Lucie destacou: Perda de propriedade direta: Os investidores de ETF não possuem tokens SHIB diretamente, perdendo o envolvimento em atividades DeFi como staking e governança, simplificando o investimento, mas reduzindo o envolvimento; Engajamento reduzido: ETFs podem diminuir a participação ativa em protocolos DeFi, enfraquecendo o ecossistema enquanto atraem investidores passivos que buscam simplicidade; Custos e regulamentações: ETFs envolvem taxas de administração e supervisão regulatória, dissuadindo participantes DeFi conscientes dos custos, mas fornecendo segurança e legitimidade a investidores cautelosos; Influência potencial do mercado: ETFs podem centralizar o controle SHIB, potencialmente levando à manipulação do mercado, contrastando a transparência do DeFi enquanto oferece estabilidade a mercados voláteis.
Em sua consideração final, a membro Shiba Inu definiu a situação de um potencial ETF de SHIB como sendo uma “faca de dois gumes”, sendo necessário uma análise profunda dos impactos provenientes do produto. “Em essência, o impacto de um ETF SHIB no DeFi varia com base na perspectiva, equilibrando os benefícios com as desvantagens potenciais nas finanças descentralizadas. Portanto, é uma situação de faca de dois gumes em que precisamos decidir o que é melhor para nós mesmos”, finalizou.
Why would a $SHIB ETF be great, and why not?
1.Why a SHIB ETF Would Be Great:
•Accessibility: A SHIB ETF would make it easier for traditional investors to gain exposure to Shiba Inu without needing to navigate cryptocurrency exchanges.
•Regulation and Security: ETFs are… pic.twitter.com/pZTXWCVVcX
— 𝐋𝐔𝐂𝐈𝐄 (@LucieSHIB) July 11, 2024