A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA adiou novamente a decisão relacionada a uma proposta de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Ethereum (ETH) da Grayscale Investments. Em uma ordem, em 25 de janeiro, instou o iniciou de procedimentos e solicitação de novos comentários públicos.
O regulador questionou se o mecanismo de prova de participação da Ethereum e a “concentração de controle ou influência por alguns indivíduos ou entidades” poderiam levar a preocupações referente ao fundo se tornar suscetível a fraude e manipulação.
Além disso, no processo a SEC realizou questionamentos sobre os produtos futuros da Ethereum. De acordo com o relator, os comentários terão um prazo de 21 dias para serem realizados, com um período de refutação de 35 dias.
Vale lembrar que a SEC adiou a proposta de ETF Ethereum da Grayscale Investments, no mês passado. Em um documento arquivado em 5 de de dezembro, o regulador alegou o adiamento destacando a extensão do prazo para uma decisão relacionada à proposta em 45 dias, ou seja até 25 de janeiro.
SEC posterga decisão sobre ETF de Ethereum da BlackRock
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos adiou sua decisão sobre a proposta de um Fundo de Índice (ETF) à vista para Ethereum da BlackRock, um passo importante que, se aprovado, proporcionará aos investidores um acesso direto à segunda maior criptomoeda, Ethereum. A BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, planeja transformar seu trust existente em um ETF à vista. Diferentemente dos ETFs baseados em futuros, este fundo possuirá diretamente Ethereum (ETH), oferecendo uma opção mais direta de investimento na criptomoeda.
A decisão da SEC em adiar vem no contexto de preocupações regulatórias sobre o mercado spot de criptomoedas. Historicamente, a SEC tem expressado inquietações sobre a possibilidade de fraude e manipulação neste mercado. A aprovação do ETF de Ethereum da BlackRock poderia sinalizar uma mudança significativa na postura do regulador em relação a criptoativos mais diretamente detidos.