Em um desenvolvimento recente sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Ethereum à vista, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA solicitou comentários públicos relacionadas às alterações que foram realizadas na proposta de ETF de Ethereum da gestora de ativos BlackRock, de acordo com informações publicadas pelo The Block.
O pedido feito pelo regulador foi divulgado em um documento apresentado em 23 de abril. “A Comissão está publicando este aviso para solicitar comentários sobre a mudança proposta nas regras, conforme modificada pela Emenda nº 1, das pessoas interessadas”, destacou a SEC. Em 19 de abril, a Nasdaq apresentou uma alteração à proposta sobre o iShares Ethereum Trust da BlackRock.
Ainda na oportunidade, no documento, o regulador explicou que os comentários feitos serão publicados no site da SEC e deverão ser entregues em até 21 dias.
A BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, planeja transformar seu trust existente em um ETF à vista. Diferentemente dos ETFs baseados em futuros, este fundo possuirá diretamente Ethereum (ETH), oferecendo uma opção mais direta de investimento na criptomoeda.
Vale lembrar que, no mês passado, a SEC dos EUA realizou um novo adiamento do cronograma relacionado à decisão sobre a proposta de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Ethereum (ETH) à vista da gestora de ativos BlackRock, de acordo com um documento arquivado, em 4 de março.
Cabe destacar que com o este adiamento, foi a segunda vez que o regulador da indústria adiou sua decisão sobre o iShares Ethereum Trust da BlackRock. A primeira vez foi no final de janeiro. Além disso, a SEC também realizou questionamentos ao público no tocante à aprovação do ETF, bem como, perguntou se o mecanismo de prova de participação Ethereum levantava algumas “preocupações únicas sobre a suscetibilidade do Ether à fraude e manipulação”.
As decisões da SEC sobre os adiamentos vem no contexto de preocupações regulatórias sobre o mercado spot de criptomoedas. Historicamente, a SEC tem expressado inquietações sobre a possibilidade de fraude e manipulação neste mercado.