Em um desenvolvimento importante na indústria de criptomoedas no Brasil, um fundo negociado em bolsa (ETF) de Solana à vista foi aprovado no país, em 7 de agosto. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou recentemente um ETF baseado na Solana, conforme dados recentes.
O movimento é bastante significativo no mercado de criptomoedas tendo em vista que é o primeiro ETF de Solana no Brasil e um dos primeiros no mundo. Com isso, o Brasil sai à frente dos Estados Unidos e lança um dos primeiros ETFs de Solana no mundo.
No entanto, o ETF de Solana aprovado no Brasil ainda está em estágio pré-operacional e, por isso, ainda vai necessitar de uma aprovação da bolsa de valores brasileira, a B3.
De acordo com informações publicadas pela revista Exame, o ETF de Solana aprovado é da gestora QR Asset e gerenciado pela Vortx. O produto ainda não tem uma previsão certa de quando será autorizado e disponibilizado para negociação no mercado.
“Este ETF reafirma nosso compromisso em oferecer qualidade e diversificação para os investidores brasileiros. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros globais neste segmento, consolidando a posição do Brasil como um mercado de vanguarda para investimentos regulados em criptoativos”, afirmou Theodoro Fleury, gestor e diretor de investimentos da QR Asset em entrevista à Exame.
Além disso, cabe destacar que o ETF de Solana aprovado no mercado brasileiro terá como referência o índice CME CF Solana Dollar Reference Rate, que foi criado pela CF Benchmarks e tem o apoio da Chicago Mercantile Exchange (CME).
Com a aprovação, o Brasil se adianta e sai na frente de outros países, a exemplo dos EUA, onde o processo para aprovação ainda está em estágio inicial e tem chances incertas de aprovação.
Vale lembrar que em um desenvolvimento recente, a Chicago Board Options Exchange (CBOE) entrou com pedidos para listagem dos ETFs de Solana que foram propostos pela VanEck e pela 21Shares, em 8 de julho. A empresa apresentou dois pedidos de Formulário 19b-4, um para o 21Shares Core Solana ETF e outro para o VanEck Solana Trust.