A Grayscale Investments encaminhou uma carta datada de 27 de julho à Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos relacionada a aprovação dos fundos negociados em bolsa de Bitcoin (ETF).
O analista de ETF Nate Geraci compartilhou comentários sobre a carta da empresa, destacando a demanda da Grayscale por uma postura justa por parte do regulador no tocante à aprovação do Bitcoin ETF.
Um dos pontos comentados é o Acordo de Compartilhamento de Vigilância (SSA) com a exchange de criptomoedas Coinbase. No entanto, a empresa sugere que somente ele não será suficiente para garantir a aprovação.
Para resumir, Grayscale está basicamente dizendo que se SSA w / COIN é a virada mágica do jogo para a aprovação de ETF spot btc, então isso iria contra as negações anteriores da SEC e colocaria Grayscale em uma desvantagem injusta … Tenho que ler isso como otimista para spot btc aprovação geral.
Acrescentando comentários do Diretor Jurídico da Grayscale… “A SEC não deve escolher vencedores e perdedores.” Mais uma vez, eles estão claramente preocupados que a SEC possa permitir que outros ETFs spot btc cheguem ao mercado antes da conversão GBTC”, disse.
Very interesting comments by Grayscale submitted to SEC today…
Said surveillance sharing agreement w/ Coinbase wouldn’t be sufficient to get spot bitcoin ETFs approved.
via @Vlajournaliste pic.twitter.com/dixMQG4uCC
— Nate Geraci (@NateGeraci) July 27, 2023
O analista ainda comentou que algumas pessoas o questionam a razão dele achar a carta otimista para a aprovação do spot Bitcoin ETF e ele respondeu: “Porque eu não consigo pensar em nenhum outro cenário onde Grayscale acharia uma boa ideia publicar uma carta fazendo um caso contra o recente desenvolvimento de COIN acordos de compartilhamento de vigilância”.
Vale lembrar que, no início do mês, a Grayscale desafiou a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA no tribunal. O ponto de discórdia? A decisão da SEC de dar sinal verde para um ETF (Exchange Traded Fund) de futuros de Bitcoin alavancado enquanto deixa na geladeira as propostas de ETFs Spot Bitcoin.
Para quem está fora do circuito das criptomoedas, um ETF Spot Bitcoin permite aos investidores negociar a valorização do Bitcoin sem a necessidade de possuir o ativo diretamente. Já o ETF de futuros de Bitcoin alavancado, recentemente aprovado pela SEC, oferece a possibilidade de duplicar o desempenho diário de um índice de futuros de BTC com fundos emprestados, ou seja, alavancagem.
Gary Gensler Comenta Bitcoin ETF
Se há algo que agita o mercado de criptomoedas, é certamente a participação de grandes figuras institucionais, como o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, Gary Gensler. Recentemente, Gensler se pronunciou de forma incisiva sobre o mercado das criptos e seu posicionamento vem gerando discussões importantes.
Em uma conversa com a Bloomberg, Gensler alertou investidores acerca do setor de criptomoedas, alegando que o mercado está “cheio de fraudes e golpistas”. Esse alerta ocorreu logo após uma decisão judicial que foi contrária à posição da SEC sobre o status de segurança do XRP.
Ainda em sua entrevista, Gensler abordou a questão dos Bitcoin ETFs, uma pauta que tem sido amplamente discutida no setor financeiro. O presidente da SEC ressaltou que o órgão está considerando a aprovação de um Bitcoin ETF, mas reforçou que ainda há questões regulatórias a serem resolvidas antes que isso possa acontecer.