O ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Jay Clayton, voltou a dizer que é “inevitável” a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista pelo regulador. A nova declaração aconteceu durante uma entrevista concedida à CNBC, em 8 de janeiro.
Na oportunidade, Jay Clayton, destacou que agora é certo que a Agência vai realizar aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista no mercado dos Estados Unidos.
“Acho que a aprovação é inevitável. Não há mais nada a ser decidido”, afirmou o ex-presidente da SEC.
Ao observar a mudança positiva no mercado subjacente ao Bitcoin dentro dos últimos cinco anos, Clayton ressaltou sua crença na aprovação de um ETF ser “iminente” agora.
“Cinco anos atrás, havia wash trading, havia pirâmides, havia todos os tipos de coisas que você não gostaria de disponibilizar para o público em geral por causa dos riscos associados”, disse.
Ainda na oportunidade, o ex-presidente da SEC teceu elogios aos avanços da tecnologia blockchain. “Esse é um grande passo, não apenas para o Bitcoin, mas para as finanças em geral. Se você puder tokenizar ativos subjacentes e negociá-los dessa forma. Essa é uma mudança potencialmente significativa nas finanças, não apenas no ‘espaço cripto’.”
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 46.525,96 em alta de 3.7% nas últimas 24 horas.
ETF Bitcoin: BlackRock e VanEck atualizam documentos após resposta da SEC
As gigantes BlackRock e VanEck apresentaram documentos atualizados sobre seus fundos negociados em bolsa (ETFs) Bitcoin (BTC) à vista junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, em 9 de janeiro, de acordo com informações do Coindesk.
Conforme a publicação, os documentos revelam a indicação de que ambas empresas estavam entre os possíveis emissores aos quais a SEC encaminhou comentários sobre a documentação nas últimas 24 horas.
A SEC teria enviado comentários a possíveis emissores de ETFs de bitcoin à vista algumas horas após as entidades realizarem a apresentação de documentos atualizados com as taxas estimadas para seus produtos, em 8 de janeiro, segundo o Coindesk.
Há a expectativa que o regulador decida aprovar todos os pedidos esta semana, diante da aproximação do prazo para decisão em 10 de janeiro de 2024 sobre o pedido de ETF da Ark e 21 Shares. Com isso, pode ser que a SEC decida aprovar todos os pedidos juntos.