Seguindo os passos das gigantes BlackRock e VanEck, a gestora de ativos Fidelity apresentou, em 29 de dezembro, formulários alterados à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA para seus fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC) à vista que foram propostos antes do prazo final em janeiro para uma potencial aprovação.
No caso de uma sinalização positiva vinda da SEC, os documentos destacaram o que poderia se tornar uma corrida relacionada à taxa mais baixa.
Na última atualização apresentada pela Fidelity, a gestora nomeou como participantes autorizados Jane Street Capital e JP Morgan Securities, além de ressaltar que o ETF proposto iria ter uma taxa de patrocinador de 0,39%.
“O Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund (o “Trust”) é um produto negociado em bolsa que emite ações de interesse benéfico que são negociadas na Cboe BZX Exchange, Inc. O objetivo de investimento do Trust é procurar acompanhar o desempenho do bitcoin, conforme medido pelo desempenho da Taxa de Referência Fidelity Bitcoin, ajustada pelas despesas e outras responsabilidades do Trust. O Índice é construído usando feeds de preços de bitcoin de mercados spot de bitcoin elegíveis e uma metodologia de preço médio ponderado por volume (“VWMP”), calculado a cada 15 segundos com base em dados do mercado spot VWMP em incrementos contínuos de sessenta minutos. O índice foi projetado para refletir o desempenho do bitcoin em dólares americanos”, escreveu a empresa no documento.
De acordo com o documento, na procura de atingir o seu objetivo de investimento, o Trust vai deter Bitcoin, além de avaliar suas Ações diariamente com base na mesma metodologia utilizada para calcular o Índice.
“FD Funds Management LLC é o patrocinador do Trust, Delaware Trust Company é o administrador do Trust, State Street Bank and Trust Company é o agente de transferência do Trust e o custodiante de dinheiro, e a Fidelity Digital Asset Services, LLC é o custodiante do Trust e manterá todos os bitcoins do Trust em nome do Trust. Jane Street Capital, LLC é o Participante Autorizado inicial do Trust”, destacou.
Grayscale faz atualização de seu pedido de um ETF Bitcoin
A Grayscale Investments, maior empresa de gestão de ativos digitais do mundo, fez a apresentação de um novo pedido à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA visando a transformação de seu Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo de negociação em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC), de acordo com informações recentes de James Seyffart, da Bloomberg.
Anteriormente, o regulador já tinha colocado um prazo até 29 de dezembro para as alterações finais no pedido, e a gestora de ativos se movimentou dentro do prazo de olho nas possíveis aprovações em janeiro de 2024.