Nos últimos dias, especialistas de criptomoedas externaram preocupações com o Bitcoin (BTC) com liquidações no mercado após o lançamento considerado ‘fraco’ dos fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista nos EUA. O Bitcoin vem registrando quedas consideráveis desde então e, nos últimos sete dias, caiu 10.7%.
Apesar de um aumento no valor da criptomoeda, houve uma resposta fraca ao lançamento dos ETFs baseados em Bitcoin à vista pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, em 10 de janeiro.
Diante deste cenário, James Seyfartt, analista da Bloomberg, aconselhou recentemente os investidores. Ao compartilhar um gráfico sobre o crescimento dos ativos para a nova categoria de ETF, Seyfartt destacou:
“Aqui está um gráfico do crescimento dos ativos para a nova categoria de ETF de maior sucesso dos últimos anos (na minha opinião). Buffer ETF AUM (também conhecido como ativos ETF de resultado definido). Para quem pensa que o lançamento do ETF Bitcoin foi um fracasso. RELAXE Dê um tempo. O crescimento saudável do ETF é assim”.
Here’s a chart of the asset growth for the most successful new ETF category of recent years (in my opinion). Buffer ETF AUM (aka Defined Outcome ETF assets). For those thinking the #Bitcoin ETF launches were a flop.
R-E-L-A-X
Give it time. Healthy ETF growth looks like this: pic.twitter.com/4kAp4vfoZJ
— James Seyffart (@JSeyff) January 18, 2024
Uma análise recente da plataforma Santiment revelou que os traders ainda estão otimistas sobre as ramificações de longo prazo dos 11 ETFs Spot Bitcoin ETF aprovados pela SEC, em 10 de janeiro. “No entanto, o FOMO em torno das aprovações provavelmente ajudou a marcar um crypto top local, já que muitos especialistas acreditavam que a conclusão precipitada destas aprovações já estava “incorporada” aos preços de mercado no momento em que os anúncios foram feitos”.
“Depois que o BTC caiu para US$ 40,6 mil na quinta-feira (uma queda de 16,9% em relação ao valor máximo de mercado na semana passada), observe se a narrativa da multidão em torno dessas opções de ETF para associá-los a palavras como scam ou ripoff ou disaster. Se observarmos um sentimento bearish se formando em torno do mesmo assunto, esse foi sem dúvida o maior evento antecipatório que fez com que os preços disparassem em primeiro lugar a partir de outubro até Dezembro, este FUD e as inevitáveis vendas de comerciantes novatos provavelmente permitirão uma recuperação do mercado por parte de oportunistas pacientes que continuam a acumular-se durante estes níveis de preços mais baixos”, complementou Santiment.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 41.342,08 com baixa de 3.7% nas últimas 24 horas.