A Cboe Exchange, tem sido o centro das atenções no universo das criptomoedas com a espera da listagem dos ETFs Bitcoin hoje. Recentemente, em uma movimentação estratégica, a Cboe anunciou a aprovação da listagem de ETFs Bitcoin à vista de vários gestores de ativos, marcando um potencial avanço no mercado de criptomoedas.
Essa decisão, protocolada em cartas datadas de 10 de janeiro à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), destaca a aprovação de ofertas de ETF Bitcoin à vista por parte de gestores de ativos notáveis como ARK 21Shares, Invesco Galaxy, Fidelity, VanEck, WisdomTree e Franklin Templeton. A relevância dessa aprovação reside na possibilidade de ampliar significativamente o acesso dos investidores ao Bitcoin através de canais regulados e seguros.
A Cboe, com seu pedido de aceleração do registro desses títulos conforme a Regra 12d1-2 do Securities Exchange Act de 1934, demonstra um claro interesse em facilitar a inclusão destes produtos no mercado. A fim de facilitar a listagem oportuna, a Bolsa solicita a aceleração do registro desses títulos”, expressou a Cboe em sua comunicação à SEC.
Eric Balchunas, analista de ETF, mencionou que os registros da Cboe representam a “última etapa” antes da total aprovação dos registros S-1 dos gestores de ativos pela SEC. Este passo é crucial, pois sinaliza uma possível aprovação iminente por parte do regulador. Se a SEC aprovar um ETF Bitcoin à vista em 10 de janeiro, a expectativa é que estes novos veículos de investimento possam estar disponíveis para negociação já no dia 11 de janeiro.
A aprovação destes ETFs Bitcoin à vista pela Cboe hoje e a potencial confirmação pela SEC é vista como um marco significativo para o mercado de criptomoedas. Isso não apenas aumentaria a visibilidade e a legitimidade do Bitcoin, mas também poderia abrir portas para um fluxo maior de investimentos institucionais e individuais.