As criptomoedas estão cada vez mais influenciando a economia global, tanto como ativos para investimentos quanto como meios de pagamento em transações financeiras e, neste contexto, os produtos derivados de criptomoedas são um ótimo exemplo deste crescimento. Uma análise recente da plataforma on-chain Glassnode revelou um indicador que demonstra a crescente presença de investidores institucionais no setor de Derivativos.
A plataforma observou que os contratos em aberto de futuros de Bitcoin registraram um novo recorde de 36% em domínio relativo, conforme apontou os dados divulgados em 10 de janeiro.
“Os contratos em aberto de futuros de Bitcoin na CME Exchange atingiram um ATH de 36% em domínio relativo. Isto indica uma presença crescente de investidores institucionais no espaço de Derivativos”.
The #Bitcoin Futures Open Interest on the CME Exchange has reached an ATH of 36% in relative dominance. This indicates a growing presence of institutional investors within the Derivative space.
📊https://t.co/BOBKYcR6Ud pic.twitter.com/3UrUPrHr1W
— glassnode (@glassnode) January 10, 2024
Além disso, a Glassnode relatou em uma nova análise que a atividade de exchange permanece significativamente elevada, com 76,4% do volume da rede Bitcoin fluindo para dentro ou para fora das exchanges, pouco abaixo do máximo de 77,4%.
Derivativos de Cripto
No contexto das criptomoedas, os derivativos são produtos ou contratos cujo valor é derivado de um ativo subjacente. Tais ativos podem ser ações, títulos, taxas de juro, mercadorias, moedas fiduciárias e, claro, criptomoedas.
Os derivativos em criptomoedas operam de maneira semelhante aos derivativos no mercado financeiro tradicional. Eles envolvem um acordo entre comprador e vendedor para comercializar um ativo subjacente em uma data futura e a um preço estabelecido previamente. O valor dos derivativos não é intrínseco, mas sim dependente do valor do ativo subjacente. Por exemplo, o valor de um derivativo baseado no Ethereum é diretamente influenciado pelo valor do próprio Ethereum.
Pagamentos com criptomoedas em 2023 alcançam novos recordes
O mercado de criptomoedas, revelou em 2023 uma faceta prática e crescente: os pagamentos criptográficos. Essa tendência é claramente evidenciada no relatório publicado pela CoinGate em 10 de janeiro de 2024, que destaca um marco significativo no setor.
A CoinGate, uma plataforma renomada no ramo de intermediação de pagamentos com criptomoedas, processou nada menos que 4 milhões de transações. Em 2023, a empresa registrou um expressivo número de pagamentos criptos, alcançando 1,29 milhão – um pagamento a cada 24 segundos, um feito notável que reflete o crescente interesse e a adoção das criptomoedas como meio de pagamento.