Um relatório divulgado recentemente revelou as criptomoedas que estão liderando os pagamentos no segundo trimestre de 2024. Em meio aos desenvolvimentos na indústria, os pagamentos e serviços públicos em criptomoedas estão voltando a receber os holofotes.
A CoinGate compartilhou, em 25 de julho, um relatório de pagamentos criptos no qual revelou as criptomoedas que estão ganhando destaque no segundo trimestre deste ano. O documento ressaltou que Solana (SOL) teve uma “popularidade imediata” desde a integração. “Desde sua integração com a CoinGate em maio, a Solana processou quase o dobro de ordens de USDC que a rede BSC”, enfatizou o levantamento. Já as criptomoedas Litecoin (LTC) e Shiba Inu (SHIB) registraram um crescimento notável.
“A contagem de pagamentos com Litecoin cresceu 67% ano a ano”, escreveu. “Os pedidos de SHIB aumentaram em 76% após uma iniciativa da comunidade para adicionar suporte a SHIB no BSC e no Polygon”, observou o relatório.
No entanto, de acordo com o relatório, a maior stablecoin do mercado, a Tether USD (USDT), segue liderando as preferências de pagamento, principalmente na rede Tron (TRX). O Bitcoin, a maior criptomoeda do mercado, é a segunda criptomoeda mais usada, registrando um crescimento significativo para pagamentos usando a Lightning Network.
Segundo os dados, o top 5 criptomoedas mais usadas para pagamentos é composto por: Tether (USDT) com 34.2%; Bitcoin (BTC) com 21.5%; Litecoin (LTC) aparece na terceira posição com uma porcentagem de 14.3%. Tron (TRX) e Ethereum (ETH) completam a lista com um índice de uso para pagamentos de 9.4%.
Os dados revelam um aumento do uso de pagamentos com criptomoedas pelos usuários no segundo semestre deste ano. De acordo com o levantamento, somente no segundo trimestre de 2024, a plataforma processou um total de 404.674 pedidos. Para efeito de comparação, no ano passado, a CoinGate processou uma média de 323.514 por trimestre. Isso representa um aumento de 25,09% em relação à média trimestral de 2023.