À medida que a indústria de criptomoedas avança e se expande, as autoridades de algumas jurisdições estão dispostas a dar uma chance à nova classe de ativos, inclusive na forma de adotar leis amigáveis às criptomoedas, como no estado americano de New Hampshire. De fato, o governador de New Hampshire, Chris Sununu, assinou em 24 de junho o projeto de lei que “isenta o desenvolvedor, vendedor ou facilitador da troca de um token blockchain aberto de certas leis de valores mobiliários”, como afirma sua versão final.
De autoria do entusiasta de criptomoedas e deputado estadual Keith Ammon e co-patrocinado pelo deputado Joe Alexander, o projeto de lei HB1503 foi proposto pela primeira vez em 5 de janeiro de 2022. Em 15 de março, a Câmara dos Deputados de New Hampshire o adotou e passou para o estado Senado, que aprovou o projeto em 28 de abril. A assinatura do projeto de lei pelo governador Sununu efetivamente transformou o projeto de lei HB1503 em uma lei de pleno direito no estado.
Como o Caucus Republicano da Câmara dos Deputados de New Hampshire anunciou no Twitter em 29 de junho, o deputado Ammon fez comentários positivos sobre o desenvolvimento, enfatizando o fato de que as vagas de emprego relacionadas à tecnologia blockchain e criptomoeda dispararam.
Ele acrescentou que:
“Nosso estado está em uma posição perfeita para aproveitar esse setor de tecnologia em expansão e faz várias mudanças importantes na lei estadual. Como legisladores, precisamos garantir que o governo não interfira na rápida inovação em ativos digitais e criptomoedas.”
Depois que a Câmara adotou o projeto de lei em março, Ammon e o líder da maioria Jason Osborne divulgaram uma declaração conjunta, na qual expressaram seus argumentos a favor da criptomoeda e seu papel no posicionamento do estado “para assumir a liderança nessa tecnologia revolucionária”, que Ammon reiterado após a assinatura.
Notavelmente, os políticos nos EUA estão cada vez mais mostrando interesse em integrar criptomoedas no sistema financeiro do país , incluindo a senadora favorável ao Bitcoin Cynthia Lummis de Wyoming, que apresentou oficialmente seu projeto de lei de regulamentação de criptomoedas perante o Congresso dos EUA no início de junho, embora admitindo que tem um longo caminho pela frente antes de se tornar formalmente lei.