Elon Musk, o visionário CEO da Tesla, SpaceX, Neuralin e proprietário da plataforma de mídia social X, revelou recentemente um “acordo secreto” supostamente proposto pela União Europeia no intuito de “censurar a liberdade de expressão”. Notavelmente, a Comissão se destaca por ser o principal braço executivo dos membros da União Europeia.
Em sua revelação, Musk destacou uma acusação contra a Comissão Europeia de agir de má-fé após uma ameaça a plataforma X, com uma multa. A plataforma poderá sofrer uma sanção por violação do Digital Services Act (DSA) da UE, podendo chegar a milhões de dólares.
De acordo com a declaração de Musk, compartilhada em sua conta oficial do X, a União Europeia queria fazer um “acordo secreto” no intuito de “censurar a liberdade de expressão”. No entanto, o proprietário da plataforma informou que a equipe do X recusou o acordo.
“A Comissão Europeia ofereceu 𝕏 um acordo secreto ilegal: se censurássemos discretamente a fala sem contar a ninguém, eles não nos multariam. As outras plataformas aceitaram esse acordo. 𝕏 não aceitaram”, escreveu Musk.
The European Commission offered 𝕏 an illegal secret deal: if we quietly censored speech without telling anyone, they would not fine us.
The other platforms accepted that deal.
𝕏 did not. https://t.co/4lKsaRsYoA
— Elon Musk (@elonmusk) July 12, 2024
Em 12 de julho, a Comissão realizou a divulgação das conclusões preliminares referentes a sua investigação sobre a conformidade da plataforma X com o DSA. De acordo com as informações compartilhadas pela entidade, o X está violando a lei em três pontos, são eles: sistemas de verificação enganosos, falta de transparência de publicidade, além de falhar no fornecimento dos dados aos pesquisadores.
A Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia destacou: “Em nossa visão X não cumpre com o DSA em áreas-chave de transparência. Ele engana os usuários, não fornece repositório de anúncios adequado e bloqueia o acesso aos dados para pesquisadores. É a primeira vez que emitimos conclusões preliminares sob o Digital Services Act”.