O chefe do Twitter, Elon Musk, suspendeu as contas de vários jornalistas. Enquanto a grande mídia critica duramente Musk, várias vozes apoiam a decisão. Enquanto isso, o Crypto Twitter está relatando outros problemas que provavelmente não estão relacionados a ele.
A exclusão de jornalistas do New York Times, Washington Post e CNN, entre outros, ocorreu após a decisão de Musk na quarta-feira de suspender permanentemente uma conta que rastreou os voos de seu jato particular. Tweets da conta @elonjet, conta que acompanha a movimentação aérea do bilionário, que tinha mais de 526 mil seguidores, deixaram de ser visíveis na quarta-feira.
O proprietário Jack Sweeney disse à agência de notícias AP que, quando ele fez login, recebeu uma mensagem informando que sua conta foi permanentemente suspensa por violações de regras.
Depois que Musk adquiriu a empresa no final de outubro, ele garantiu à comunidade que a conta não seria suspensa. “Meu compromisso com a liberdade de expressão se estende até mesmo a não banir a conta que segue meu avião, mesmo que isso seja um risco direto à segurança pessoal”, tuitou Musk no início de novembro.
O Twitter, no entanto, mudou suas regras de plataforma na quarta-feira para proibir o compartilhamento dos dados de localização atual de uma pessoa sem seu consentimento. Vários dos repórteres cujas contas de usuário foram suspensas teriam violado essa nova política.
Musk explicou no Twitter a suspensão das contas em um Twitter Space dizendo que as regras sobre o chamado ‘doxxing’ – termo que significa revelar informações pessoais de alguém sem seu consentimento, como números de telefone, endereço etc. , incluindo jornalistas.
Criticar-me o dia todo é totalmente bom, mas doxxing minha localização em tempo real e colocando minha família em perigo não é.
— Elon Musk (@elonmusk)
A decisão foi tomada após o carro do seu filho ter sido perseguido em Los Angeles, segundo Musk: “por um perseguidor maluco que pensou que fosse eu”. O perseguidor impediu que o carro de X continuasse e subiu no capô.