O CEO do Twitter, Elon Musk, comprou recentemente 10.000 unidades de processamento gráfico (GPU) para trabalhar em modelos de linguagem de inteligência artificial (IA).
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, o projeto de IA de Musk ainda está em um estágio inicial, mas a compra em grande escala de GPU mostra que ele está comprometido com o projeto.
O valor total gasto por Musk na iniciativa ainda é desconhecido, mas um usuário do Twitter chamado AI Breakfast afirmou que a principal GPU de aprendizado de máquina A100 custou mais de US$ 15 mil cada, sugerindo que Musk gastou pelo menos dezenas de milhões na compra.
Além disso, o CEO do Twitter contratou talentos do laboratório de pesquisa de IA da Alphabet – DeepMind.
As unidades de processamento gráfico (GPU) são frequentemente utilizadas para desenvolver tecnologias de inteligência artificial em larga escala devido ao enorme poder de computação que elas oferecem. A revelação foi feita após Elon Musk publicar um tweet em 18 de março anunciando que sua empresa usará a IA para “detectar e destacar a manipulação da opinião pública” no Twitter.
In the months ahead, we will use AI to detect & highlight manipulation of public opinion on this platform.
Let’s see what the psy ops cat drags in …
— Elon Musk (@elonmusk) March 18, 2023
No entanto, o objetivo exato de Musk em construir uma IA ainda não está claro, embora fontes de agências de notícias tenham mencionado dois possíveis casos de uso: um para melhorar a pesquisa e outro para publicidade.